Esterçamento ao contrário (?)
+11
deixados
Nelo
Roberto Araujo
Roberto Maia
MARCELÃO
Peralta
Fabio Cigano
Manha (Elizeu)
Bizzo
FIGUEIRA
José Aparecido
15 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Esterçamento ao contrário (?)
Pessoal,
lendo na web algumas dicas sobre segurança na pilotagem de motos, encontrei algo estranho: o contra-esterçamento, ou esterçamento ao contrário. A dica diz que a roda da frente das motos funciona como um giroscópio, que possui vários movimentos em vários eixos simultaneamente. A roda dianteira teria então um eixo horizontal (eixo da roda mesmo), e um vertical, que é o guidão. Ensinam que, para fazer uma curva com segurança é necessário virar o guidão ao contrário da curva: se for fazer uma curva para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa, e curva será feita com segurança! (?)
Os colegas mais experientes usam ou já usaram essa técnica? Essa dica é verdadeira? Funciona mesmo?
vejam os links:
http://www.giramundomc.com.br/paginas/pilotagem.htm
http://carros.hsw.uol.com.br/motos2.htm
abs
lendo na web algumas dicas sobre segurança na pilotagem de motos, encontrei algo estranho: o contra-esterçamento, ou esterçamento ao contrário. A dica diz que a roda da frente das motos funciona como um giroscópio, que possui vários movimentos em vários eixos simultaneamente. A roda dianteira teria então um eixo horizontal (eixo da roda mesmo), e um vertical, que é o guidão. Ensinam que, para fazer uma curva com segurança é necessário virar o guidão ao contrário da curva: se for fazer uma curva para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa, e curva será feita com segurança! (?)
Os colegas mais experientes usam ou já usaram essa técnica? Essa dica é verdadeira? Funciona mesmo?
vejam os links:
http://www.giramundomc.com.br/paginas/pilotagem.htm
http://carros.hsw.uol.com.br/motos2.htm
abs
José Aparecido- Número de Mensagens : 4
Localização : Juiz de Fora - MG
Emprego/lazer : servidor público federal/várias coisas
Data de inscrição : 16/04/2014
Re: Esterçamento ao contrário (?)
POSSO NÃO TER ENTENDIDO CORRETAMENTE, MAS ACREDITO QUE SEJA CHÃO MESMO...
COMO FAZER UMA CURVA PRA DIREITA E VIRAR PARA A ESQUERDA ????
SINISTRO
COMO FAZER UMA CURVA PRA DIREITA E VIRAR PARA A ESQUERDA ????
SINISTRO
FIGUEIRA- Número de Mensagens : 9810
Localização : *
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
Bizzo- Número de Mensagens : 347
Idade : 53
Localização : Monte Mor/SP
Emprego/lazer : Industriário-Motociclista
Data de inscrição : 13/04/2013
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Bizzo escreveu:Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
SIM ATÉ AI TUDO BEM CURVA PRA DIREITA, GUIDÃO PRO LADO DIREITO..PERFEITO É O NORMAL
O QUE DE FATO SE FAZ É QUANDO VIRAR PARA A ESQUERDA, SEGURA FIRME NO GUIDÃO E FORÇAR POUCO PARA A DIREITA, MAS ISSO EM MOTOS PESADAS, ME AJUDA AE..OU EU ESTOU ERRADO HAHAHAHAHAHA
FIGUEIRA- Número de Mensagens : 9810
Localização : *
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
FIGUEIRA escreveu:Bizzo escreveu:Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
SIM ATÉ AI TUDO BEM CURVA PRA DIREITA, GUIDÃO PRO LADO DIREITO..PERFEITO É O NORMAL
O QUE DE FATO SE FAZ É QUANDO VIRAR PARA A ESQUERDA, SEGURA FIRME NO GUIDÃO E FORÇAR POUCO PARA A DIREITA, MAS ISSO EM MOTOS PESADAS, ME AJUDA AE..OU EU ESTOU ERRADO HAHAHAHAHAHA
Figueira, isso aí é o contra esterço que nos conhecemos. Fica calmo, não precisa nenhum curso de engenharia prá pilotar a sua RK.
O Bizzo faltou nessa aula de engenharia, mas aprendeu direitinho a fazer o contra esterço.
Manha (Elizeu)- Número de Mensagens : 1361
Idade : 65
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Manha (Elizeu) escreveu:FIGUEIRA escreveu:Bizzo escreveu:Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
SIM ATÉ AI TUDO BEM CURVA PRA DIREITA, GUIDÃO PRO LADO DIREITO..PERFEITO É O NORMAL
O QUE DE FATO SE FAZ É QUANDO VIRAR PARA A ESQUERDA, SEGURA FIRME NO GUIDÃO E FORÇAR POUCO PARA A DIREITA, MAS ISSO EM MOTOS PESADAS, ME AJUDA AE..OU EU ESTOU ERRADO HAHAHAHAHAHA
Figueira, isso aí é o contra esterço que nos conhecemos. Fica calmo, não precisa nenhum curso de engenharia prá pilotar a sua RK.
O Bizzo faltou nessa aula de engenharia, mas aprendeu direitinho a fazer o contra esterço.
HAHAHAHAHAHA SE É FODA MANHOSO, E OS PINGA PINGA ????
FIGUEIRA- Número de Mensagens : 9810
Localização : *
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
FIGUEIRA escreveu:Manha (Elizeu) escreveu:FIGUEIRA escreveu:Bizzo escreveu:Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
SIM ATÉ AI TUDO BEM CURVA PRA DIREITA, GUIDÃO PRO LADO DIREITO..PERFEITO É O NORMAL
O QUE DE FATO SE FAZ É QUANDO VIRAR PARA A ESQUERDA, SEGURA FIRME NO GUIDÃO E FORÇAR POUCO PARA A DIREITA, MAS ISSO EM MOTOS PESADAS, ME AJUDA AE..OU EU ESTOU ERRADO HAHAHAHAHAHA
Figueira, isso aí é o contra esterço que nos conhecemos. Fica calmo, não precisa nenhum curso de engenharia prá pilotar a sua RK.
O Bizzo faltou nessa aula de engenharia, mas aprendeu direitinho a fazer o contra esterço.
HAHAHAHAHAHA SE É FODA MANHOSO, E OS PINGA PINGA ????
Sequinho, nem vou precisar usar a garantia extendida.
Manha (Elizeu)- Número de Mensagens : 1361
Idade : 65
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 01/08/2008
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Manha (Elizeu) escreveu:FIGUEIRA escreveu:Manha (Elizeu) escreveu:FIGUEIRA escreveu:Bizzo escreveu:Na verdade eu já usei e parece isso mesmo, porém funciona, se vc. for virar para direita, simplesmente "empurra" o guidom do lado direito pra frente (virando para esquerda suavemente), fazendo com que a moto "deite" pro lado direito, funciona, pode parecer estranho mais vejam por si só!
SIM ATÉ AI TUDO BEM CURVA PRA DIREITA, GUIDÃO PRO LADO DIREITO..PERFEITO É O NORMAL
O QUE DE FATO SE FAZ É QUANDO VIRAR PARA A ESQUERDA, SEGURA FIRME NO GUIDÃO E FORÇAR POUCO PARA A DIREITA, MAS ISSO EM MOTOS PESADAS, ME AJUDA AE..OU EU ESTOU ERRADO HAHAHAHAHAHA
Figueira, isso aí é o contra esterço que nos conhecemos. Fica calmo, não precisa nenhum curso de engenharia prá pilotar a sua RK.
O Bizzo faltou nessa aula de engenharia, mas aprendeu direitinho a fazer o contra esterço.
HAHAHAHAHAHA SE É FODA MANHOSO, E OS PINGA PINGA ????
Sequinho, nem vou precisar usar a garantia extendida.
BLZ..BOLETO SENDO ENCAMINHADO ENTÃO..ABS(PT)
FIGUEIRA- Número de Mensagens : 9810
Localização : *
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Eh o famoso contra esterço, para motos mais pesadas e esportivas é bom vc saber faze, realmente auxilia na curva, mas não é tudo, acho q uma vez postaram aqui no fórum um vídeo chamado a bíblia das curvas, la explica como funciona na prática e ajuda quem não tem ideia de como fazer curva de moto
Fabio Cigano- Número de Mensagens : 726
Idade : 44
Localização : Aparecida - SP
Data de inscrição : 24/12/2011
Re: Esterçamento ao contrário (?)
ALGUNS AMIGOS QUE ANDAM DE TRAIL JÁ FALARAM DISTO MAS EU NUNCA TENTEI.
NA CURVA VIRA O GUIDÃO AO CONTRARIO MAS NA BOA.
BEM VOU TENTAR QUALQUER DIA.
NA CURVA VIRA O GUIDÃO AO CONTRARIO MAS NA BOA.
BEM VOU TENTAR QUALQUER DIA.
Peralta- Número de Mensagens : 11204
Idade : 61
Localização : Santo Andre
Data de inscrição : 17/12/2009
Re: Esterçamento ao contrário (?)
USO O CONTRA ESTERÇO ATÉ HOJE QUANDO FAÇO AS CURVAS E O BLINDADO DEITA QUE É UMA BELEZA...HEHEHEHE
MARCELÃO- Número de Mensagens : 5584
Idade : 52
Localização : JUNDIAÍ/SP
Emprego/lazer : Engenheiro/Churrasco, Praia e Moto
Data de inscrição : 19/03/2008
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Prá ser sincero, acho que nem sei fazer curvas acima de 40 km/h sem o contraesterço.......creio que todos fazemos assim, só que pelo costume já é meio inconsciente...
Roberto Maia- Número de Mensagens : 492
Idade : 58
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 21/09/2011
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Concordo contigo xará,Roberto Maia escreveu:Prá ser sincero, acho que nem sei fazer curvas acima de 40 km/h sem o contraesterço.......creio que todos fazemos assim, só que pelo costume já é meio inconsciente...
Muitos praticam o contraesrteço sem saber que o nome é esse, sem isso é impossível fazer curvas.
Roberto Araujo- Número de Mensagens : 3976
Idade : 63
Localização : OSASCO-SP
Emprego/lazer : ferroviário / futebol e esportes em geral / motociclismo / viagem / música
Data de inscrição : 21/11/2011
Re: Esterçamento ao contrário (?)
contraesterço a gente usa até sem perceber... mas quando começa a usar propositalmente é mto melhor
eu uso tão naturalmente que nem sei como faria uma curva sem usar
eu uso tão naturalmente que nem sei como faria uma curva sem usar
Nelo- Número de Mensagens : 3876
Idade : 36
Localização : Sao Paulo
Emprego/lazer : Tricotar
Data de inscrição : 29/07/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Pra testar o contraesterço é muito fácil:
Acha um lugar plano e com espaço, tipo um estacionamento de mercado. Faz uma marca no chão.
Acelera até essa marca e, chegando perto, tenta desviar pra direita. Pra desviar pra direita, puxa o lado esquerdo do guidão pra dentro. A moto vai dar uma guinada pra direita, muito mais rápido do que se vc tentasse jogar a moto pra direita com seu corpo. Mas tem que estar a uns 40 km/h no mínimo, se fizer devagar vai tomar um chão hehe
Acha um lugar plano e com espaço, tipo um estacionamento de mercado. Faz uma marca no chão.
Acelera até essa marca e, chegando perto, tenta desviar pra direita. Pra desviar pra direita, puxa o lado esquerdo do guidão pra dentro. A moto vai dar uma guinada pra direita, muito mais rápido do que se vc tentasse jogar a moto pra direita com seu corpo. Mas tem que estar a uns 40 km/h no mínimo, se fizer devagar vai tomar um chão hehe
Nelo- Número de Mensagens : 3876
Idade : 36
Localização : Sao Paulo
Emprego/lazer : Tricotar
Data de inscrição : 29/07/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Eu apanho pra fazer curvas, principalmente pra direita, fico inseguro e travadão.
Eu fico meio perdido para entender como funciona tudo isso, se é pra "girar o guidão" ou pra "deitar a moto"...
Andei em uma Iron com ape de 16", achei muito mais tranquilo pra fazer curva do que com o guidão original da Drag. Como você fica com os braços esticados/limitados, acaba deitando a moto pra fazer as curvas. Mais fácil.
Só comecei a assistir, ainda não terminei:
Eu fico meio perdido para entender como funciona tudo isso, se é pra "girar o guidão" ou pra "deitar a moto"...
Andei em uma Iron com ape de 16", achei muito mais tranquilo pra fazer curva do que com o guidão original da Drag. Como você fica com os braços esticados/limitados, acaba deitando a moto pra fazer as curvas. Mais fácil.
Só comecei a assistir, ainda não terminei:
deixados- Número de Mensagens : 634
Idade : 44
Localização : Mauá/São Paulo
Emprego/lazer : TI/fotofrafia, cinema e Drag Star!
Data de inscrição : 24/05/2013
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Galera,
Este assunto é recorrente e muito interessante.
O fato é que em qualquer veículo de duas rodas, inclusive bicicleta, em velocidades maiores que 3o km/h (aproximadamente), aplicamos o "contraesterço", só que às vezes, instintivamente.
Nas corridas de alta velocidade, onde os caras fazem curvas a 180, 200 por hora, se conseguíssemos ver a roda dianteira em "câmera lenta" verificaríamos o ângulo gigantesco, ao contrário da curva.
Para comprovar, pilote em uma reta sem trânsito, retire uma das mãos do guidão e puxe ou empurre o mesmo para um dos lados (levemente) vc vai observar que a moto vira para o outro lado.
Esta "técnica" que não é técnica, precisa ser dominada instintivamente aí, então, as curvas serão bem mais confortáveis, com certeza.
Aqui vai uma teoria "barata" e não comprovada. Quando ouvimos alguém dizer que se perdeu em uma curva, acredito que ocorreu o seguinte: estamos, instintivamente, puxando o guidão ao contrário nas curvas e quando entramos em uma com velocidade mais elevadas e pressentimos que não será possível terminar a curva, o movimento que até então era comandado pela medula, recebe um "comando" do cérebro, pedindo para corrigir, puxando para o lado da curva, aí ocorre um conflito e a curva não sai. Se vc executa o contraesterço instintivamente, não haverá problema, pois quando puxa ou empurra o guidão para o lado contrário da curva, a moto se deita e executa a curva.
É preciso treinar.
É complexo, mais muito interessante!
Este assunto é recorrente e muito interessante.
O fato é que em qualquer veículo de duas rodas, inclusive bicicleta, em velocidades maiores que 3o km/h (aproximadamente), aplicamos o "contraesterço", só que às vezes, instintivamente.
Nas corridas de alta velocidade, onde os caras fazem curvas a 180, 200 por hora, se conseguíssemos ver a roda dianteira em "câmera lenta" verificaríamos o ângulo gigantesco, ao contrário da curva.
Para comprovar, pilote em uma reta sem trânsito, retire uma das mãos do guidão e puxe ou empurre o mesmo para um dos lados (levemente) vc vai observar que a moto vira para o outro lado.
Esta "técnica" que não é técnica, precisa ser dominada instintivamente aí, então, as curvas serão bem mais confortáveis, com certeza.
Aqui vai uma teoria "barata" e não comprovada. Quando ouvimos alguém dizer que se perdeu em uma curva, acredito que ocorreu o seguinte: estamos, instintivamente, puxando o guidão ao contrário nas curvas e quando entramos em uma com velocidade mais elevadas e pressentimos que não será possível terminar a curva, o movimento que até então era comandado pela medula, recebe um "comando" do cérebro, pedindo para corrigir, puxando para o lado da curva, aí ocorre um conflito e a curva não sai. Se vc executa o contraesterço instintivamente, não haverá problema, pois quando puxa ou empurra o guidão para o lado contrário da curva, a moto se deita e executa a curva.
É preciso treinar.
É complexo, mais muito interessante!
Fernandes- Número de Mensagens : 388
Idade : 63
Localização : Petrópolis-RJ
Emprego/lazer : Aposentado, escalada, ciclismo...
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Agradeço pelas dicas pessoal.
O filme indicado pela "Deixados" (Anderson) é realmente uma verdadeira Bíblia das curvas mesmo. Ainda não terminei de ver, mas até onde vi, é muito bom.
No Youtube tem uns velocistas que também indicam essa técnica. O contraesterço é milimétrico.
Talvez façamos isso inconscientemente, mas é bom fazer com consciência também, para aumentar o controle nas curvas.
O filme indicado pela "Deixados" (Anderson) é realmente uma verdadeira Bíblia das curvas mesmo. Ainda não terminei de ver, mas até onde vi, é muito bom.
No Youtube tem uns velocistas que também indicam essa técnica. O contraesterço é milimétrico.
Talvez façamos isso inconscientemente, mas é bom fazer com consciência também, para aumentar o controle nas curvas.
José Aparecido- Número de Mensagens : 4
Localização : Juiz de Fora - MG
Emprego/lazer : servidor público federal/várias coisas
Data de inscrição : 16/04/2014
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Aos experientes, como fica o corpo em um contra-esterçamento?
Além de jogarmos o guidão ao contrário da curva, e o corpo?
Além de jogarmos o guidão ao contrário da curva, e o corpo?
deixados- Número de Mensagens : 634
Idade : 44
Localização : Mauá/São Paulo
Emprego/lazer : TI/fotofrafia, cinema e Drag Star!
Data de inscrição : 24/05/2013
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Isso tudo é o contra esterço, como já havia dito antes, mais na verdade só quero acrescentar uma coisinha....
FiFy VTNC seu !!!!! kkkkk
FiFy VTNC seu !!!!! kkkkk
Bizzo- Número de Mensagens : 347
Idade : 53
Localização : Monte Mor/SP
Emprego/lazer : Industriário-Motociclista
Data de inscrição : 13/04/2013
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Bizzo escreveu:Isso tudo é o contra esterço, como já havia dito antes, mais na verdade só quero acrescentar uma coisinha....
FiFy VTNC seu !!!!! kkkkk
HAHAHAHAHA VSF BIZONHO E LEVA O ASSADIM
FIGUEIRA- Número de Mensagens : 9810
Localização : *
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Na real já utilizamos o contra-esterço no dia a dia, só n notamos! É uma ação inconsciente do nosso corpo, a dificuldade é começar a associar conscientemente para darmos melhor aplicação a técnica. Eu utilizo diariamente de modo consciente, eu já entro na curva abrindo mais e usando contra-esterço, dependendo do nível dela, pode-se por um pouco mais de "pressão" na mão de dentro da curva, isso faz com que a moto faça "mais" curva. É assustador quando se começa a usar direto, pode-se raspar as pedaleiras de forma cinematográfica, fazendo a moto custom ( que leva nas costas o mito de sair reto em curvas ) entrar e sair de curvas pau a pau com qualquer outra moto. Mas claro, tudo vai depender de treino, até pela parte psicológica, pois para entrar em uma curva mais fechada a uma velocidade mais elevada e processar a informação que terá de por pressão pro lado contrario da curva é complicado, aconselho a treinar em um local bem aberto para pegar a essência da técnica e para assimilar melhor essas informações.
lipecanon- Número de Mensagens : 83
Localização : Novo Hamburgo
Emprego/lazer : Programador C#/Analista de T.I
Data de inscrição : 13/05/2014
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Meu depois que vc pega uma noção de como fazer curva, vc passa a curti muito, eu adoro fazer curvas com a Drag, principalmente as que vc pode fazer com uma velocidade mais elevada, como na Serra de Campos do Jordão.
Na viagem pra SC tbm teve uns trechos muito legais de curvas, eu até tentei acompanhar o Matsuda, que tava numa Bandit kkkk.
Na viagem pra SC tbm teve uns trechos muito legais de curvas, eu até tentei acompanhar o Matsuda, que tava numa Bandit kkkk.
Fabio Cigano- Número de Mensagens : 726
Idade : 44
Localização : Aparecida - SP
Data de inscrição : 24/12/2011
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Cara, eu não conhecia essa técnica em contra-esterço (pelo menos não de forma consciente), ontem testei e adorei, a partir de ontem não faço mais curvas sem utilizar essa técnica, impressionante como é simples e fácil!
Quando comecei a ler fiquei meio com o pé atrás, pensei q não estava entendendo direito, depois pensei q seria complicada mas muito pelo contrário, é bem fácil d fazer e ajuda pra caramba nas curvas, é impressionante como a moto pega estabilidade nas curvas com essa técnica, realmente muito boa, acho q todo motociclista deveria conhecer!
Valeu galera!
Quando comecei a ler fiquei meio com o pé atrás, pensei q não estava entendendo direito, depois pensei q seria complicada mas muito pelo contrário, é bem fácil d fazer e ajuda pra caramba nas curvas, é impressionante como a moto pega estabilidade nas curvas com essa técnica, realmente muito boa, acho q todo motociclista deveria conhecer!
Valeu galera!
Re: Esterçamento ao contrário (?)
Realmente Fabio e Fabio (UAHEUAEHUEAHUA) contra esterço deixa tudo mais divertido!! Só n tente fazer isso enquanto bêbado, eu tentei e n deu mto certo! AHUEHEUAAE zueira!
Tu começa a usar no dia a dia!! É a melhor coisa que a física "inventou" para o motociclista :Dkkkkkkkk
Tu começa a usar no dia a dia!! É a melhor coisa que a física "inventou" para o motociclista :Dkkkkkkkk
lipecanon- Número de Mensagens : 83
Localização : Novo Hamburgo
Emprego/lazer : Programador C#/Analista de T.I
Data de inscrição : 13/05/2014
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|