Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
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Chicão
GuilhermeFR
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Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Boa tarde mais uma vez colegas DOGueiros.
Eis que desde que adquiri minha DS há uma semana tenho sofrido com as porradas que a suspensão traseira nos dá. Achei aqui no fórum o que seria a solução, ajustar a dureza ou pre-carga da mola da suspensão traseira. Do jeito que a moto está dura, acreditei que poderia estar ajustada no máximo, ou no.7 de dureza. Para minha infeliz surpresa, ao levar na concessionária o mecânico me mostra que na verdade está no 1, ou seja, na regulagem mais macia da mola. Agora fud....u tudo!
Cheguei em casa e desmontei de novo pra tentar eu mesmo mudar. Mais uma vez constatei que realmente estava na 1. Mas como não vi nenhum tópico que explicasse ilustradamente como se faz o serviço e, infelizmente não parei pra fotografar ou filmar, vou tentar explicar pelo manual de serviço:
O manual trata da regulagem na página 3-34 para o modelo 2005:
Existe um anel de metal preto com várias cavidades e acima de cada uma existe um número gravado que vai de 1 a 7. Cada cavidade é de um tamanho relacionado ao número e completam dois ciclos para fazer o círculo completo do anel, ou seja, depois do 7 vem o 1 de novo. Aprendi que nessa passagem de 7 pra 1 dá um estralo grande pois solta a pressão que era exercida na moto, inclusive o manual diz pra não fazer isso!
Tá, dei uma volta completa e voltei pro "outro"numero 1 na esperança de amolecer um pouco a suspensão. Agora vem a minha dúvida/especulação.
Fuçando em uns foruns gringos achei este tópico:
xjrider.com/viewtopic.php?f=11&t=11
O cara queria trocar a suspa da sua motoca e encontrou algumas similares, inclusive o da V-star 650 que segundo informações tem um curso de 11 polegadas. As outras alternativas que ele encontrou incluem o amortecedor da Ninja 650 que tem 11.375 polegadas (ah, não é de curso, mas de comprimento total) mas parece ser mais tecnológico e com mais regulagens:
Outra opção, ou "coisa" interessante, a pesar do preço, que eu encontrei foi um amortecedor progressivo para a V-star 1100:
ebay.com/itm/Progressive-465-Series-Single-Shock-Standard-For-Yamaha-V-Star-1100-1999-2009-/231170713556?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item35d2d927d4&vxp=mtr
E ai, será que esse amortecedor traseiro tá bixado pra moto estar tão dura ou eu que estou desacostumado? Será que existe algum modo de melhorar o amortecimento na traseira?
TKS!
Ps.: Alguém poderia me autorizar a postar links?
Eis que desde que adquiri minha DS há uma semana tenho sofrido com as porradas que a suspensão traseira nos dá. Achei aqui no fórum o que seria a solução, ajustar a dureza ou pre-carga da mola da suspensão traseira. Do jeito que a moto está dura, acreditei que poderia estar ajustada no máximo, ou no.7 de dureza. Para minha infeliz surpresa, ao levar na concessionária o mecânico me mostra que na verdade está no 1, ou seja, na regulagem mais macia da mola. Agora fud....u tudo!
Cheguei em casa e desmontei de novo pra tentar eu mesmo mudar. Mais uma vez constatei que realmente estava na 1. Mas como não vi nenhum tópico que explicasse ilustradamente como se faz o serviço e, infelizmente não parei pra fotografar ou filmar, vou tentar explicar pelo manual de serviço:
O manual trata da regulagem na página 3-34 para o modelo 2005:
Existe um anel de metal preto com várias cavidades e acima de cada uma existe um número gravado que vai de 1 a 7. Cada cavidade é de um tamanho relacionado ao número e completam dois ciclos para fazer o círculo completo do anel, ou seja, depois do 7 vem o 1 de novo. Aprendi que nessa passagem de 7 pra 1 dá um estralo grande pois solta a pressão que era exercida na moto, inclusive o manual diz pra não fazer isso!
Tá, dei uma volta completa e voltei pro "outro"numero 1 na esperança de amolecer um pouco a suspensão. Agora vem a minha dúvida/especulação.
Fuçando em uns foruns gringos achei este tópico:
xjrider.com/viewtopic.php?f=11&t=11
O cara queria trocar a suspa da sua motoca e encontrou algumas similares, inclusive o da V-star 650 que segundo informações tem um curso de 11 polegadas. As outras alternativas que ele encontrou incluem o amortecedor da Ninja 650 que tem 11.375 polegadas (ah, não é de curso, mas de comprimento total) mas parece ser mais tecnológico e com mais regulagens:
Outra opção, ou "coisa" interessante, a pesar do preço, que eu encontrei foi um amortecedor progressivo para a V-star 1100:
ebay.com/itm/Progressive-465-Series-Single-Shock-Standard-For-Yamaha-V-Star-1100-1999-2009-/231170713556?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item35d2d927d4&vxp=mtr
E ai, será que esse amortecedor traseiro tá bixado pra moto estar tão dura ou eu que estou desacostumado? Será que existe algum modo de melhorar o amortecimento na traseira?
TKS!
Ps.: Alguém poderia me autorizar a postar links?
GuilhermeFR- Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : Goiânia
Emprego/lazer : Func. Público
Data de inscrição : 28/02/2014
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Então sua moto por um acaso é essa laranja, 97 - 98? (na foto)
Chicão- Número de Mensagens : 2011
Idade : 36
Localização : Barueri / SP
Emprego/lazer : Aviação / Pão com Cerveja!...
Data de inscrição : 16/11/2011
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Eis que desde que adquiri minha DS há uma semana tenho sofrido com as porradas que a suspensão traseira nos dá. Achei aqui no fórum o que seria a solução, ajustar a dureza ou pre-carga da mola da suspensão traseira. Do jeito que a moto está dura, acreditei que poderia estar ajustada no máximo, ou no.7 de dureza. Para minha infeliz surpresa, ao levar na concessionária o mecânico me mostra que na verdade está no 1, ou seja, na regulagem mais macia da mola. Agora fud....u tudo! Mad
Cara, será que o problema não é por estar no 1 - macia demais dando fim de curso na suspensão? Tenta colocar no 4 e vê como fica.
Beral (Nelber)- Número de Mensagens : 94
Idade : 45
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 15/08/2013
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progre
Beral escreveu:Eis que desde que adquiri minha DS há uma semana tenho sofrido com as porradas que a suspensão traseira nos dá. Achei aqui no fórum o que seria a solução, ajustar a dureza ou pre-carga da mola da suspensão traseira. Do jeito que a moto está dura, acreditei que poderia estar ajustada no máximo, ou no.7 de dureza. Para minha infeliz surpresa, ao levar na concessionária o mecânico me mostra que na verdade está no 1, ou seja, na regulagem mais macia da mola. Agora fud....u tudo! Mad
Cara, será que o problema não é por estar no 1 - macia demais dando fim de curso na suspensão? Tenta colocar no 4 e vê como fica.
dependendo do seu peso pode ser isso mesmo que esteja acontecendo, bater no fim do curso por estar muito macia,
deixa na regulagem intermediaria e faz um teste,
colocar o conjunto mola/amortecedor de outra moto não é aconselhavel (peso, medidas etc)
Nishida- Número de Mensagens : 4080
Idade : 64
Localização : SP-Capital
Emprego/lazer : Funilaria/Pintura
Data de inscrição : 18/11/2010
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Vou tentar. Tks!
GuilhermeFR- Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : Goiânia
Emprego/lazer : Func. Público
Data de inscrição : 28/02/2014
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Chicão, a foto é de 1997 quando eu tinha 17 anos. Demorei um tempinho pra chegar, mas a minha é uma prata 2005.
GuilhermeFR- Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : Goiânia
Emprego/lazer : Func. Público
Data de inscrição : 28/02/2014
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Cara, se a pré-carga está em 1, com garupa a rabeira da moto tende a bater mesmo, vai descer com força e bater. Já vi até pegar no pneu em alguns buracos fortes garupados. Sem contar que desestabiliza pra caralho em curvas.
O monolink da DS é mto difícil de zuar, ainda mais uma moto 2005. A minha é 2004 e tem mais de 100 mil km e nunca foi trocado, ando garupado com pré-carga em 3 e minha patroa nunca reclamou, já fizemos viagens de mil, 3 mil e 5 mil km juntos, ela só reclama do banco depois de umas 5 horas na moto, mas nunca do amortecedor. Tente ajusta para 3 ou 4 e testar. Mais que isso a moto vai ficar dura demais pra uma garupa
O monolink da DS é mto difícil de zuar, ainda mais uma moto 2005. A minha é 2004 e tem mais de 100 mil km e nunca foi trocado, ando garupado com pré-carga em 3 e minha patroa nunca reclamou, já fizemos viagens de mil, 3 mil e 5 mil km juntos, ela só reclama do banco depois de umas 5 horas na moto, mas nunca do amortecedor. Tente ajusta para 3 ou 4 e testar. Mais que isso a moto vai ficar dura demais pra uma garupa
Nelo- Número de Mensagens : 3876
Idade : 36
Localização : Sao Paulo
Emprego/lazer : Tricotar
Data de inscrição : 29/07/2010
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Oi Amigos,
Peso 85kg e ajustei a minha na regulagem 1 também, ficou muito ruim. Agora subi regulagem para o ajuste 2, ando sozinho, na cidade, com o pneu traseiro em 32psi.
A regulagem 2 é a última da "macia" depois entra a 3 que é a padrão de fábrica.
Realmente a suspensão traseira me encomoda. Percebo que quando sento na moto com o ajuste 2, ela baixa muito pouco na traseira, bem menos do que na frente, por exemplo, o que me faz acreditar que está "correto" o ajuste para o meu peso e uso.
Alguém tem alguma experência para compartilhar que possa me ajudar o ajuste ideal da suspensão?
Obrigado a todos
Cleber
Peso 85kg e ajustei a minha na regulagem 1 também, ficou muito ruim. Agora subi regulagem para o ajuste 2, ando sozinho, na cidade, com o pneu traseiro em 32psi.
A regulagem 2 é a última da "macia" depois entra a 3 que é a padrão de fábrica.
Realmente a suspensão traseira me encomoda. Percebo que quando sento na moto com o ajuste 2, ela baixa muito pouco na traseira, bem menos do que na frente, por exemplo, o que me faz acreditar que está "correto" o ajuste para o meu peso e uso.
Alguém tem alguma experência para compartilhar que possa me ajudar o ajuste ideal da suspensão?
Obrigado a todos
Cleber
cleberlecheta- Número de Mensagens : 7
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 09/03/2016
Re: Ajuste de pre-carga da mola traseira - suspensão progressiva
Só para deixar registrado, achei meu conforto na Drag com algumas dicas aqui do fórum mesmo.
Não recomendo para ninguém as posições 1 e 2 (macias).
A melhor configuração que achei para andar sozinho na cidade foi no ajuste 3(PADRAO) com o pneu trazeiro em 30psi ao invés dos 32 sugeridos de fábrica. Desta forma ficou um sucesso.
Bom caminho para os amigos!
Não recomendo para ninguém as posições 1 e 2 (macias).
A melhor configuração que achei para andar sozinho na cidade foi no ajuste 3(PADRAO) com o pneu trazeiro em 30psi ao invés dos 32 sugeridos de fábrica. Desta forma ficou um sucesso.
Bom caminho para os amigos!
cleberlecheta- Número de Mensagens : 7
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 09/03/2016
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