comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
+8
MARCELÃO
Nanato
gustavobh
vitãoesuamoto
matsuda
Fabricio (Simão)
Marcelo gOZZI
Ferrari
12 participantes
Página 1 de 1
comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
BMW G 650 GS, Suzuki V-Strom 650, Yamaha XT 660 e Kawasaki Versys 650, qual você escolheria para fazer uma longa viagem?
Imagine-se realizando um planejamento para cruzar de moto os 3 continentes americanos, saindo de São Paulo, indo até Ushuaia e de lá para o Alasca, retornando para São Paulo.
Num planejamento de uma viagem de moto como essa, onde a quilometragem percorrida será de aproximadamente 60.000km, a escolha da moto adequada é fundamental.
Os fatores condicionantes na escolha são: conforto, segurança, custo e viabilidade de manutenção (assistência técnica em diversos países), performance em vários tipos de terreno e custo de abastecimento (km/litro).
Qualquer moto nos leva para qualquer lugar, não importando a marca e cilindrada, porém, existem os modelos mais adequados dependendo dos fatores que são gerados numa longa viagem.
Tem pessoas que consideram o ideal para empreender em uma grande viagem de moto, o uso de modelos big trails de alta cilindrada, como a Suzuki V-Strom 1000, BMW GS 1200 Adventure, Triumph Tiger 1050cc, Honda Varadero 1000 ou BMW GS 800. Tem outras, apaixonadas pela lendária marca, que optam em ir de Harley Davidson. Cada qual com seus gostos, possibilidades e opções.
Nessa matéria, dentre outros fatores, estamos partindo do princípio do preço da moto no Brasil, conforto em todos os terrenos, economia em manutenção e combustível. Partindo desses princípios, descartamos os modelos de alta cilindrada e custom, como Harley Davidson.
Seguem algumas das características dos modelos trails de média cilindrada, disponíveis zero quilômetro no Brasil:
BMW G 650 GS
O modelo embora seja novo no Brasil, montado em parceria e dentro da fábrica da Dafra em Manaus/AM, é bastante conhecido no mercado europeu, onde se tem a mesma moto.
A BMW G 650 GS vem com um tanque de 17 litros, 50cv e tecnologia ABS. A marca bavária tem o diferencial de ter o BMW Care, assistência técnica internacional com suporte em vários países das Américas. A BMW G 650 GS faz algo em torno de 22km/litro na estrada.
Os aficcionados por BMW, dizem: é uma BMW e tem qualidade no conjunto geral.
Preço: R$ 29.900
Suzuki V-Strom 650
Irmã menor da tão conhecida, testada e realizadora de grandes viagens V-Strom 1000.
A versão 650 é praticamente a mesma moto, só muda o motor e algumas pequenas características estéticas e de conforto, como a falta do protetor de mão (mas é só colocá-lo como opcional).
A Suzuki V-Strom 650 vem com um tanque de 22 litros e 67cv de potência. É o modelo de maior porte, capacidade de armazenagem de combustível e potência da categoria.
Nos países da América do Sul é difícil encontrarmos peças para Suzuki. Mas, esse problema pode ser resolvido levando os sobressalentes das peças que irão se desgastar, como: Kit de Transmissão, Filtro de óleo e ar, cabos, etc.
Existem motociclistas de viagem que já rodaram na V-Strom 1000 e 650cc que dizem que a de menor cilindrada tem o conjunto mais equilibrado, não vibra e é mais confortável que sua irmã maior.
Preço: R$ 34.500
Yamaha XT 660
Inúmeros motociclistas já utilizaram esse modelo de moto em grandes viagens. É certamente uma das motos mais testadas em sua categoria.
É o modelo mais leve desse comparativo, seu tanque porém é o menor, apenas 15 litros. Tem 48CV de potência. É o modelo mais alto (assento/solo) da categoria. Dentre os modelos citados nessa matéria, a XT 660 é a que tem a melhor perfomance em terrenos de terra e esburacados, é a mais off-road.
A Yamaha tem assistência técnica nos EUA, Canadá, México, Argentina e Colômbia, nos demais países das Américas é preciso recorrer a outras formas para sua manutenção.
Preço: R$ 25.500
Kawasaki Versys 650
Essa moto já existe na europa há alguns anos (desde 2006), no Brasil é uma novidade. Não temos informações a respeito da sua perfomance, conforto e durabilidade.
Seu tanque comporta 19 litros e tem 64cv de potência.
A Kawasaki tem concessionárias e representantes da marca em vários países das Américas (vide - www.kawasaki. com/OurCompany/ otherCountries. aspx).
Preço: R$ 34.000
Fonte: RockRiders.com.br
Imagine-se realizando um planejamento para cruzar de moto os 3 continentes americanos, saindo de São Paulo, indo até Ushuaia e de lá para o Alasca, retornando para São Paulo.
Num planejamento de uma viagem de moto como essa, onde a quilometragem percorrida será de aproximadamente 60.000km, a escolha da moto adequada é fundamental.
Os fatores condicionantes na escolha são: conforto, segurança, custo e viabilidade de manutenção (assistência técnica em diversos países), performance em vários tipos de terreno e custo de abastecimento (km/litro).
Qualquer moto nos leva para qualquer lugar, não importando a marca e cilindrada, porém, existem os modelos mais adequados dependendo dos fatores que são gerados numa longa viagem.
Tem pessoas que consideram o ideal para empreender em uma grande viagem de moto, o uso de modelos big trails de alta cilindrada, como a Suzuki V-Strom 1000, BMW GS 1200 Adventure, Triumph Tiger 1050cc, Honda Varadero 1000 ou BMW GS 800. Tem outras, apaixonadas pela lendária marca, que optam em ir de Harley Davidson. Cada qual com seus gostos, possibilidades e opções.
Nessa matéria, dentre outros fatores, estamos partindo do princípio do preço da moto no Brasil, conforto em todos os terrenos, economia em manutenção e combustível. Partindo desses princípios, descartamos os modelos de alta cilindrada e custom, como Harley Davidson.
Seguem algumas das características dos modelos trails de média cilindrada, disponíveis zero quilômetro no Brasil:
BMW G 650 GS
O modelo embora seja novo no Brasil, montado em parceria e dentro da fábrica da Dafra em Manaus/AM, é bastante conhecido no mercado europeu, onde se tem a mesma moto.
A BMW G 650 GS vem com um tanque de 17 litros, 50cv e tecnologia ABS. A marca bavária tem o diferencial de ter o BMW Care, assistência técnica internacional com suporte em vários países das Américas. A BMW G 650 GS faz algo em torno de 22km/litro na estrada.
Os aficcionados por BMW, dizem: é uma BMW e tem qualidade no conjunto geral.
Preço: R$ 29.900
Suzuki V-Strom 650
Irmã menor da tão conhecida, testada e realizadora de grandes viagens V-Strom 1000.
A versão 650 é praticamente a mesma moto, só muda o motor e algumas pequenas características estéticas e de conforto, como a falta do protetor de mão (mas é só colocá-lo como opcional).
A Suzuki V-Strom 650 vem com um tanque de 22 litros e 67cv de potência. É o modelo de maior porte, capacidade de armazenagem de combustível e potência da categoria.
Nos países da América do Sul é difícil encontrarmos peças para Suzuki. Mas, esse problema pode ser resolvido levando os sobressalentes das peças que irão se desgastar, como: Kit de Transmissão, Filtro de óleo e ar, cabos, etc.
Existem motociclistas de viagem que já rodaram na V-Strom 1000 e 650cc que dizem que a de menor cilindrada tem o conjunto mais equilibrado, não vibra e é mais confortável que sua irmã maior.
Preço: R$ 34.500
Yamaha XT 660
Inúmeros motociclistas já utilizaram esse modelo de moto em grandes viagens. É certamente uma das motos mais testadas em sua categoria.
É o modelo mais leve desse comparativo, seu tanque porém é o menor, apenas 15 litros. Tem 48CV de potência. É o modelo mais alto (assento/solo) da categoria. Dentre os modelos citados nessa matéria, a XT 660 é a que tem a melhor perfomance em terrenos de terra e esburacados, é a mais off-road.
A Yamaha tem assistência técnica nos EUA, Canadá, México, Argentina e Colômbia, nos demais países das Américas é preciso recorrer a outras formas para sua manutenção.
Preço: R$ 25.500
Kawasaki Versys 650
Essa moto já existe na europa há alguns anos (desde 2006), no Brasil é uma novidade. Não temos informações a respeito da sua perfomance, conforto e durabilidade.
Seu tanque comporta 19 litros e tem 64cv de potência.
A Kawasaki tem concessionárias e representantes da marca em vários países das Américas (vide - www.kawasaki. com/OurCompany/ otherCountries. aspx).
Preço: R$ 34.000
Fonte: RockRiders.com.br
Ferrari- Número de Mensagens : 614
Idade : 45
Localização : Sant. de Parnaíba - SP
Emprego/lazer : Minha Nikon D40 e a Melissa
Data de inscrição : 29/01/2009
comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Não tenho tanta experiÊncia mas iria com a V-Strom, bicilindrica e maior tanque 22 litros .....para viagens assim é bom ter uma boa autonomia !!! Além de a moto ser linda !!!
Abs.
Abs.
Marcelo gOZZI- Número de Mensagens : 647
Idade : 46
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Analista de sistemas / Andar com a La Poderosa
Data de inscrição : 10/10/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
não conheço nenhuma dessas,mas por 34000 da Vstron 650, pago um pouco a mais pega uma Honda varadero. Meu socio pegou uma e de estreia foi para Foz do Iguaçu com ela. Disse que é absurdo de boa, de conforto, de autonomia (tanque 25 l), e só elogios.
Realmente, fui fazer o test drive nela e me surpreendi pela maciez. a 160 km/h parece que vc tá a 100.. muito boa a moto. E é completa, com abs, computador de bordo e regulagem de suspensão com um simples movimento de mão.
Realmente, fui fazer o test drive nela e me surpreendi pela maciez. a 160 km/h parece que vc tá a 100.. muito boa a moto. E é completa, com abs, computador de bordo e regulagem de suspensão com um simples movimento de mão.
Fabricio (Simão)- Número de Mensagens : 1018
Idade : 44
Localização : Descalvado - SP
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos
Data de inscrição : 23/07/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Simão aí é apelação(kkkkkkkkk) a varadeiro é um verdadeiro SOFÁ maxitrail sobre rodas, depois de 1000 km rodados, você chega na cidade e até vai para uma balada...
As comparações com a Varadeiro, em revistas já iam direto para as BMWs 1200 e KTM 990....hoje não olhando muito para a estética duvidosa da versys e acreditando no provavél mas não na certeza (kawasaki) a versys com abs sai 34 mil dinheiros, com ABS e pode colocar sem problemas um pneu mais off, talvez seja uma opção para a cara e linda v-strom.
As comparações com a Varadeiro, em revistas já iam direto para as BMWs 1200 e KTM 990....hoje não olhando muito para a estética duvidosa da versys e acreditando no provavél mas não na certeza (kawasaki) a versys com abs sai 34 mil dinheiros, com ABS e pode colocar sem problemas um pneu mais off, talvez seja uma opção para a cara e linda v-strom.
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
E ae matsuda, blz?
eu sei que é apelação, mas o preço tá compensando. Antes custava 54 k uma zero, hj tem por 40 k.
a KTM e GS 1200 não saem por menos de 55, 60 k.
meu socio comprou uma 08, com 5000 km, por 38 k.
e que moto... só falta falar de tanta coisa que tem.
eu sei que é apelação, mas o preço tá compensando. Antes custava 54 k uma zero, hj tem por 40 k.
a KTM e GS 1200 não saem por menos de 55, 60 k.
meu socio comprou uma 08, com 5000 km, por 38 k.
e que moto... só falta falar de tanta coisa que tem.
Fabricio (Simão)- Número de Mensagens : 1018
Idade : 44
Localização : Descalvado - SP
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos
Data de inscrição : 23/07/2008
BMW
Vale lembrar aos nobres colegas, que a BMW montada no Brasil não é montada pela duvidosa Dafra. Recentemente um amigo da BMW, explicou que a BMW está utilizando as instalações da Dafra (arrendamento), aproveitando somente a infraestrutura. Todo maquinário específico é da BMW, funcionários treinados pela BMW alemã. Posse dizer que essa BMW é que nem o CLASSE A da mercedes, um carro bom, e até acima da média em relação aos concorrentes dos países menos desenvolvidos(na época), mas longe de ser um verdadeiro mercedes "kompressor". a missão da BMW é oferecer um bom produto (motor rotax 1 cilindro) com acabamento compatível com que é produzido aqui, a grosso modo, popularizar a marca. Como na matemática não tem milagre, reduzir custo, recriando uma BMW com qualidade compatível com o preço.
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
38 k!!! caraka! o cara tá montado numa máquina "top" ! REalmente você tem razão, se abaixou para 40 k nem compensa pensar nessas 650 da vida...
eu também andei numa varadeiro vinho, cara.........na época quase caí de costas quando o cara falou o preço...aí era (sonho!)
eu também andei numa varadeiro vinho, cara.........na época quase caí de costas quando o cara falou o preço...aí era (sonho!)
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Matsuda,
gostei muito deste tópico vc sempre esclarecendo bem mas a garupatroa já decidiu e para continuar minhas viagens com ou sem ela preciso, deste apoio. GSX 650 F já postei um novo tópico. Mas eu estava pensando numa Big Trail. Mas a mulé já abriu aquele sorriso e disse "que a cor é a azul"
gostei muito deste tópico vc sempre esclarecendo bem mas a garupatroa já decidiu e para continuar minhas viagens com ou sem ela preciso, deste apoio. GSX 650 F já postei um novo tópico. Mas eu estava pensando numa Big Trail. Mas a mulé já abriu aquele sorriso e disse "que a cor é a azul"
vitãoesuamoto- Número de Mensagens : 136
Localização : salvador ba
Data de inscrição : 27/07/2010
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Lindas motos.....mas agora tambem podemos acrescentar mais uma, a Honda Transalp, R$ 34.800,00 com abs:
http://www.honda.com.br/motos/Paginas/XL700VTransalp.aspx
http://www.honda.com.br/motos/Paginas/XL700VTransalp.aspx
gustavobh- Número de Mensagens : 30
Idade : 52
Localização : Belo Horizonte
Emprego/lazer : Dentista
Data de inscrição : 30/10/2010
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Marcelo gOZZI escreveu:Não tenho tanta experiÊncia mas iria com a V-Strom, bicilindrica e maior tanque 22 litros .....para viagens assim é bom ter uma boa autonomia !!! Além de a moto ser linda !!!
Abs.
TAMBÉM IRIA NESSA. Abraços...
Nanato- Número de Mensagens : 659
Idade : 58
Localização : Oeste - SP
Emprego/lazer : Funcionário Público/ motocicleta/Rio Paraná
Data de inscrição : 21/12/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
eu iria de BMW GS 800 por 42 pilas 0km
Eduardo Mur- Número de Mensagens : 1978
Idade : 51
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Comércio de Automóveis
Data de inscrição : 26/06/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
PRIMEIRO PRECISA MATAR OS ESCORPIÕES DO BOLSO E GASTAR UM POUCO NÉ?
ABRAÇO
MARCELÃO
ABRAÇO
MARCELÃO
MARCELÃO- Número de Mensagens : 5584
Idade : 52
Localização : JUNDIAÍ/SP
Emprego/lazer : Engenheiro/Churrasco, Praia e Moto
Data de inscrição : 19/03/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
Seu lixo vc q quis guardar os escopioes, ia pegar uma RK e ficou com dó de gastar, seu MVFDPDC
Eduardo Mur- Número de Mensagens : 1978
Idade : 51
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Comércio de Automóveis
Data de inscrição : 26/06/2008
Obs: Sobre as motos BMW, Kawasaki, Honda, Vstrom e Yamaha
Em relação as motos citadas aqui tenho algumas considerações breves.
A Yamaha, possui o tanque pequeno e o seguro caro algo em torno de R$ 2.5K em São Paulo, Capital. O preço da moto é de um produto que ainda esta por ser acabado. Digo, não cobro caro mas não entrego um produto 100% acabado. R$ 27k.
A BMW que esta custando R$ 29k é uma boa opção porém é como o Classe "A" a moto custa pouco mas as peças e a manutenção é da BMW. Posso garantir não é barato! Comparando. Muitos proprietários do Classe "A" ficaram felizes ao se desfazer do carro. A moto é boa mas a manutenção vai sair caro.
A Kawasaki não esta com toda essa bola aqui na capital. Tenho lido vários fórum onde as pessoas estão reclamando da marca aqui em São Paulo e por ai no Brasil. A marca esta ficando conhecida como "Kebrasaki". Eu não tenho visto a Versys 650, circular por aqui já faz um bom tempo. A moto é bonita mas só isso não ajuda.
A Suzuki, assimilou a forma de comercializar da Yamaha e vai pelo mesmo caminho. A Vstrom 650, deveria ter freios ABS mas não tem no entanto a moto é mais cara do que a Yamaha. As diferenças são poucas. O consumidor esta pagando pelo nome e não por um produto que de segurança para o consumidor. A moto é boa mas a politica da empresa para o Brasil é mal elaborada e mesquinha. R$ 33K por um tanque de combustível maior não sei se compensa tendo em vista o reflexo do preço em seguro, ipva e taxas.
A Honda com a Transalp , esta tentando tomar um mercado que não existe da Yamaha. A moto é legal, mas o preço (35K com ABS) é salgado tendo em vista a possibilidade de descontinuar a venda da Transalp no Brasil como aconteceu com a Veradero que sumiu do mercado. Não dá para dormir nesse barulho. Além do mais pagar mais caro por uma moto com ABS, como se esse sistema fosse um ar-condicionado, aquecedor de mão ou algum acessório de luxo dispensável...isso demonstra que a Honda não se preparou para vender a Transalp no Brasil, mas esta preparada para vender em algum país de economia miserável;
A Yamaha, possui o tanque pequeno e o seguro caro algo em torno de R$ 2.5K em São Paulo, Capital. O preço da moto é de um produto que ainda esta por ser acabado. Digo, não cobro caro mas não entrego um produto 100% acabado. R$ 27k.
A BMW que esta custando R$ 29k é uma boa opção porém é como o Classe "A" a moto custa pouco mas as peças e a manutenção é da BMW. Posso garantir não é barato! Comparando. Muitos proprietários do Classe "A" ficaram felizes ao se desfazer do carro. A moto é boa mas a manutenção vai sair caro.
A Kawasaki não esta com toda essa bola aqui na capital. Tenho lido vários fórum onde as pessoas estão reclamando da marca aqui em São Paulo e por ai no Brasil. A marca esta ficando conhecida como "Kebrasaki". Eu não tenho visto a Versys 650, circular por aqui já faz um bom tempo. A moto é bonita mas só isso não ajuda.
A Suzuki, assimilou a forma de comercializar da Yamaha e vai pelo mesmo caminho. A Vstrom 650, deveria ter freios ABS mas não tem no entanto a moto é mais cara do que a Yamaha. As diferenças são poucas. O consumidor esta pagando pelo nome e não por um produto que de segurança para o consumidor. A moto é boa mas a politica da empresa para o Brasil é mal elaborada e mesquinha. R$ 33K por um tanque de combustível maior não sei se compensa tendo em vista o reflexo do preço em seguro, ipva e taxas.
A Honda com a Transalp , esta tentando tomar um mercado que não existe da Yamaha. A moto é legal, mas o preço (35K com ABS) é salgado tendo em vista a possibilidade de descontinuar a venda da Transalp no Brasil como aconteceu com a Veradero que sumiu do mercado. Não dá para dormir nesse barulho. Além do mais pagar mais caro por uma moto com ABS, como se esse sistema fosse um ar-condicionado, aquecedor de mão ou algum acessório de luxo dispensável...isso demonstra que a Honda não se preparou para vender a Transalp no Brasil, mas esta preparada para vender em algum país de economia miserável;
Sergio Soares- Número de Mensagens : 1
Localização : Sao Paulo - Capital
Data de inscrição : 31/03/2012
custo x benefício
Mas e no fim? qual das motos é a melhor Custo x Benefício, considerando preço, manutenção, consumo, ......
Tenho uma XRE 300 e ela não passa dos 140 km, mesmo pq eu peso cerca de 100 kg e tenho 1,98 de altura (influencia do peso e da aerodinâmica).
O bom desta moto é que ela faz cerca de 25 km/ litro na cidade andando meio pesado. Quando andava mais na maciota e nas estradas, cheguei a fazer muitas vezes 30 km/l.
Estou pensando em uma moto acima das 600 ccc em questão de conforto e segurança em ultrapassagens, mas ainda assim, fiquei boiando no comparativo.
Alguén(s) podem me dar uma ajuda aê??????
Abraços.
Fábio Brunholi
Tenho uma XRE 300 e ela não passa dos 140 km, mesmo pq eu peso cerca de 100 kg e tenho 1,98 de altura (influencia do peso e da aerodinâmica).
O bom desta moto é que ela faz cerca de 25 km/ litro na cidade andando meio pesado. Quando andava mais na maciota e nas estradas, cheguei a fazer muitas vezes 30 km/l.
Estou pensando em uma moto acima das 600 ccc em questão de conforto e segurança em ultrapassagens, mas ainda assim, fiquei boiando no comparativo.
Alguén(s) podem me dar uma ajuda aê??????
Abraços.
Fábio Brunholi
Fábio Brunholi- Número de Mensagens : 1
Localização : Bragança Paulista
Data de inscrição : 03/07/2012
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
antes:
Agora, na proposta da matéria, eu iria de V-Strom.
Mas se eu fosse comprar uma delas hoje, que usasse para viajar, uso dia-a-dia etc, da opções, eu iria de Versys.
Agora, na proposta da matéria, eu iria de V-Strom.
Mas se eu fosse comprar uma delas hoje, que usasse para viajar, uso dia-a-dia etc, da opções, eu iria de Versys.
Bart- Número de Mensagens : 1064
Idade : 48
Localização : Macaé - RJ
Data de inscrição : 20/06/2008
Re: comparativo gs650, v-strom 650, xt 660 e Versys 650
A V-STROM na minha opinião é a melhor, falo isto porque viajo com um brother que tem XT e ele baba na minha! Uso a minha todos os dias pq pego estrada e na cidade grande não me incomoda em nada!
vitãoesuamoto- Número de Mensagens : 136
Localização : salvador ba
Data de inscrição : 27/07/2010
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|