DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Participe do fórum, é rápido e fácil

DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm
DragStarOnline
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

+6
JJEder
CarlosMagueta
GIL DOGS BR MT
Legionario
Felipe
Marcelo_Baiano
10 participantes

Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  GIL DOGS BR MT Ter Set 16, 2008 7:18 pm

Andar prá frente, é fácil. Parar numa esquina ou reduzir numa estrada, também. Fazer curvas, uma delícia. Mas como agir corretamente numa FRENAGEM DE EMERGÊNCIA?

Dia desses tomei um susto, um cachorro me viu numa avenida e paralizou no meio da pista... ainda bem que tive tempo de pensar e parar. Mas e numa situação ainda mais radical?

Numa freada à 60km/h a moto vai andar por 2 segundos (após o início da frenagem) e percorrer 16 metros. Se o obstáculo (carro, pessoas, cachorro, etc) estiver a 14 metros, já era. E se usar só o traseiro necessitará de 3 vezes mais distância que se usar os dois freios simultaneamente. E também tem que levar em conta as outras variantes: pressão dos pneus, com ou sem garupa, pista seca ou molhada, se é na reta ou na curva, etc, etc...

Primeiramente, evitar:
- Não travar o freio da frente, senão vai pro chão;
- Não usar SÓ o dianteiro ou SÓ o traseiro;
- Não apertar a embreagem, senão a moto vai mais solta ainda (e o motor não ajudará como redutor);

Que eu saiba, o jeito correto de uma frenagem de emergência é:
- 70% no freio dianteiro e 30% no traseiro (em customs pode ser 50% e 50%);
- Pisar no freio traseiro com firmeza mas sem travar + apertar o freio dianteiro de leve e depois com força (assim não trava) + não apertar a embreagem até que a moto esteja quase parada. Se tiver cabeça na hora, reduzir uma marcha ou duas no início do processo.

Mas a maioria, por instinto, aperta a manopla da embreagem junto com a de freio...

Eu vi num outro forum um teste, copiado abaixo:

"Quem puder, faça o seguinte teste: numa rua sem movimento, que você possa fazer isso sem riscos de atropelar alguém ou bater em algum carro, rsrsrsrs, faça uma marca, coloque algum objeto ou faz um risco no chão. Tome uma distância razoável e venha em direção à marca que fez a 40 km/h. Faça a simulação de uma emergência, ou seja, assim que a roda dianteira passar pela marcação, trave o freio trazeiro, só o trazeiro. Veja qual a distância que a moto percorreu até parar. Depois faça o mesmo teste usando o freio dianteiro juntamente com o trazeiro, tentando usar a proporção 70% dianteiro 30% trazeiro aproximadamente. Veja a diferença. Agora, repita o exercício 2, SEM acionar a embreagem. Deixa a moto morrer, não tem problema, emergência é emergência. Com certeza o espaço percorrido até a parada total da moto será menor ainda. Pratique essa frenagem, verá como você se sairá melhor em casos de emergência. Espero que nunca precise usar a técnica no dia a dia, mas se precisar saberá como fazer. Um cachorro, um buraco, uma criança, um carro, sei lá, podem entrar na sua frente sem você esperar. Precisa estar preparado."

Pessoal, a gente passeia, viaja, pega estrada com sol e com chuva, sabe ANDAR PRÁ FRENTE muito bem. Que tal se um dia a gente parar e treinar FRENAGENS? Eu, mesmo sozinho, vou fazer isso em breve. Mas acho que um pode ajudar o outro. Ou então, podíamos procurar um desses cursos de pilotagem, talvez tenha desconto em grupo.

Enquanto as motos não tiverem ABS, temos que estudar, aprender e treinar.
GIL DOGS BR MT
GIL DOGS BR MT

Número de Mensagens : 1247
Idade : 64
Localização : Mogi das Cruzes SP
Emprego/lazer : arquiteto
Data de inscrição : 10/01/2008

http://www.gilnobrega.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Marcelo_Baiano Ter Set 16, 2008 8:48 pm

Sábias palavras mestre Gil! Por falar em dicas a técnica do contra esterço (não sei se é assim que se escreve) é show. Voltei de Penedo até Limeira só praticando. A consequência é que a pilotagem foi muito mais prazerosa. Nem senti a distância!
Abraço,

Baiano
Marcelo_Baiano
Marcelo_Baiano

Número de Mensagens : 167
Idade : 45
Localização : Limeira
Emprego/lazer : Membro DOGS BR MT
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Felipe Ter Set 16, 2008 10:49 pm

Interessante!

Vou tentar fazer uns treinos desses aqui por perto em um final de semana.

Achei bem interessante, sempre me interessante muito sobre direçao defensiva. Desde de carro e agora na moto. Vou tentar procurar algumas coisas interessantes também.
Felipe
Felipe

Número de Mensagens : 159
Idade : 41
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : Informática
Data de inscrição : 14/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Legionario Qua Set 17, 2008 12:02 pm

legal gil!

em varias situaçoes eu acabei acelerando, para consequir fazer uma manobra, por não saber freiar !
Legionario
Legionario

Número de Mensagens : 887
Idade : 36
Localização : BH - MG
Emprego/lazer : Comprador
Data de inscrição : 15/07/2008

http://www.madmaxmc.com

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  GIL DOGS BR MT Qua Set 17, 2008 12:28 pm

Marcelo_Baiano escreveu:Sábias palavras mestre Gil! Por falar em dicas a técnica do contra esterço (não sei se é assim que se escreve) é show. Voltei de Penedo até Limeira só praticando. A consequência é que a pilotagem foi muito mais prazerosa. Nem senti a distância!
Abraço, Baiano
Contra-esterço é uma técnica muito legal para fazer curvas corretamente e com + segurança. Trata-se de empurrar o guidão para o lado contrário da curva... rsrsrs... parece coisa de louco, mas funciona. Eu estou treinando isso há algum tempo e posso garantir que o que a gente faz inconcientemente fica melhor quando vc sabe o que faz!

Então, vamos em breve juntar uma turminha prá treinar freadas? É melhor saber e não precisar do que precisar e não saber...
GIL DOGS BR MT
GIL DOGS BR MT

Número de Mensagens : 1247
Idade : 64
Localização : Mogi das Cruzes SP
Emprego/lazer : arquiteto
Data de inscrição : 10/01/2008

http://www.gilnobrega.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  CarlosMagueta Qua Set 17, 2008 12:55 pm

segurança nunca é demais, e posso afirmar que mesmo fazendo uso dessa proporção 70-30% nossos brinquedos são grandes e pesados e péssimas de freio...Sou a maior prova viva disso.
No meu acidente eu freiei o traseiro e o dianteiro juntos, sendo que no inicio da freada (na hora do susto) o traseiro deu uma travada e depois foi segurando, mas a frente "afunda" demais prejudicando e aumentando o tempo/espaço de frenagem.

Ja passei por diversas situações reais de perigo com outras motos e GRAÇAS A DEUS sempre consegui me safar sem bater ou cair, mas como as drags não são ageis e nem leves, o negócio é tantar prever as manobras dos outros e SEMPRE manter distancia dos veículos a frente. Pelo menos foi isso que tirei de lição do me acidente...
CarlosMagueta
CarlosMagueta

Número de Mensagens : 387
Idade : 46
Localização : Sorocaba-SP
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  JJEder Qua Set 17, 2008 3:22 pm

GIL NOBREGA MOGI escreveu:
Marcelo_Baiano escreveu:Sábias palavras mestre Gil! Por falar em dicas a técnica do contra esterço (não sei se é assim que se escreve) é show. Voltei de Penedo até Limeira só praticando. A consequência é que a pilotagem foi muito mais prazerosa. Nem senti a distância!
Abraço, Baiano
Contra-esterço é uma técnica muito legal para fazer curvas corretamente e com + segurança. Trata-se de empurrar o guidão para o lado contrário da curva... rsrsrs... parece coisa de louco, mas funciona. Eu estou treinando isso há algum tempo e posso garantir que o que a gente faz inconcientemente fica melhor quando vc sabe o que faz!

Então, vamos em breve juntar uma turminha prá treinar freadas? É melhor saber e não precisar do que precisar e não saber...

Legal Gil, eu topo fazer treinamento de freiadas. Isso é algo que me preocupa pq já tentei frear somente com a traseira, por medo e inexperiência de colocar a mão no freio dianteiro, e percebi que a DS é muito pesada para parar assim.

O Tiago e o Fábio me deram um toque sobre a contra-esterçada e estou aprendendo tb. Realmente as cursas ficam mais seguras. Parece até coisa de louco, empurrar o guidão para um lado e ir para o outro, mas não é.
JJEder
JJEder

Número de Mensagens : 669
Idade : 57
Localização : São Paulo/SP
Emprego/lazer : Poder Judiciário
Data de inscrição : 14/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Sergio Sáb Set 20, 2008 6:40 pm

Eu tive a oportunidade de fazer um rápido curso de direção defensiva, em automóvel, não em moto, mas acho que a dica abaixo vale para moto também.

Em frenagens de emergência, onde se trava o freio, a embreagem deve sempre ser acionada, aí vai o porque:

1. O freio é mais potente que o motor, ele segura mais
2. No limiar de parar, o motor, ainda que em marcha lenta, vai trabalhar contra o freio traseiro, porém o freio vence, o que faz o motor morrer.
3. Deixar o motor morrer não é nada recomendável, pois situação de emergência é situação de emergência, e você nunca sabe o que acontecerá depois de você parar. Imagine você parar emergencialmente no meio de um cruzamento, beleza, você nâo atropelou a criancnha que estava passando, mas na via transversal vem vindo um caminhão em alta velocidade... você vai precisar imediatamente do motor pra sair da situação. Os poucos segundos que você necessita para dar a partida de novo podem ser fatais.

O freio motor é muito usado em correções de velocidade, e normalmente em velocidades mais altas, e marchas mais altas, pois é bastante suave (a menos que você reduza drasticamente e aí perde a traseira).

Eu quero fazer um curso de pilotagem. Algumas poucas porém valiosas técnicas podem nos livrar de situações muto perigosas, quando a gente aprende na prática acaba acumulando vícios que nem sempre são saudáveis.
Sergio
Sergio

Número de Mensagens : 685
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.
Data de inscrição : 15/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Cassiano Sex Set 26, 2008 9:19 pm

Boas e valiosas dicas.

Eu quero fazer o curso de pilotagem pois ajuda muito. Não é barato mais para quem gosta de moto é um investimento.
R$ 2.000,00

Tem que diluir isso em muitos anos que pretendo andar de moto. O curso é no autodramo de interlagos e tem várias dicas, contra esterço, frear em curvas, desviar em alta velocidade, desviar em curvas, etc...

Depois da F1 Etapa do Brasil volta o curso, fora que andar de DRAG em interlagos não deve ser uma experiência ruim rsrsrsrs
Cassiano
Cassiano

Número de Mensagens : 139
Idade : 46
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 19/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Alexandre Rangel - San Jr Dom Dez 02, 2012 4:14 pm

Bom, hoje me deparei com um obstáculo em uma descida ... sorte que era uma lombada, tava a uns 100, não deu pra passar na velocidade ideal e tive que "saltar", usei a redução e o freio traseioa até quase derrapar e a dianteiro idem mas eu tenho usado ele com cautela, não sei se toda drag é assim, mas comigo quando freio muito forte ela derrapa e sai sempre pra esquerda.
vou começar a prestar mais atenção nas frenagens pra ver como me adapto, mas o mais interessante é como ja foi dito.
1 estar atento
2 ter a visão além do alcance
3 estar atento

a prova disso é que volta e meia acontecem coisas muito bizzarras e inesperadas, eu tava a uns 110 numa estadual e um cara numa saveiro me passou a uns 130, quando eu presto atenção o cara cheio de caixas de papelão soltas na traseira... bateu o vento, estrada ruim, negligência MASTER da parte do cara, não deu outra, voaram 2 caixas, uma do tamanho de uma cadeira e outra era de uma Led 42 que ficaram jogadas no meio da pista...me senti jogando MARIO KART, mas deu muita raiva do cara... eu não sabia se fazia o cara parar pra buscar ou se descia a porrada no f$%, optei por manter o padrão da calma voltar e tirar as porcarias dele da estrada, até pra dar uma esfriada na cabeça....

Abraço galera, acho que o segredo é a visão além do alcance mesmo... e tentar ao máximo conhecer a moto.
FLW
Alexandre Rangel - San Jr
Alexandre Rangel - San Jr

Número de Mensagens : 344
Idade : 36
Localização : Florianopolis- SC Realeza - PR
Emprego/lazer : UFFS - Realeza
Data de inscrição : 10/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Vinny SSMC Seg Dez 03, 2012 11:31 am

É isso aê, visão além do alcance, thunder, thunder, THUNDERCATS, hoooowwwwwwwww

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Thundercats-trooooll-thumb
Vinny SSMC
Vinny SSMC

Número de Mensagens : 1210
Idade : 44
Localização : Curitiba
Emprego/lazer : Truco, cachaça, churrasco e estrada.
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Vinny SSMC Seg Dez 03, 2012 11:32 am

Ah, antes que eu me esqueça, hehehehehehe...

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE 1262663967085_f
Vinny SSMC
Vinny SSMC

Número de Mensagens : 1210
Idade : 44
Localização : Curitiba
Emprego/lazer : Truco, cachaça, churrasco e estrada.
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE Empty Re: APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos