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Mensagem  Gustavo Fantini Sáb Jun 13, 2009 12:42 pm

Companheiros,

Estava lendo o tópico postado pelo Gil Nobrega "APRENDENDO A USAR O FREIO CORRETAMENTE" e realmente gostei muito das dicas e comentérios de todos, porém ainda não me convenci de qual maneira mais adequada para utilizar os freios numa moto custom.

Por exemplo na trilha, normalmente utilizamos bem mais o freio traseiro para reduzir velocidade, mesmo numa situação de emergência (pô, na trilha quase todas as freadas são de emergência) e o freio motor. O dianteiro mesmo uso somente em descidas. O objetivo é simplesmente evitar "comprar terreno", pois mesmo uma pequena beliscada no freio dianteiro é o bastante para perder o controle.

Mas com a DS ainda não me convenci de qual maneira mais adequada. Apesar de que nas motos de rua é indicado o uso 70%-30% e o Gil indicou o uso 50%-50%, ainda não encontrei um modo que ache realmente seguro para a maioria das situações.

Já deixei somente segurar no freio motor (parar de acelerar), reduzir, somente freio dianteiro, somente traseiro, os dois em proporção diferente, com ou sem uso do motor, mas ainda não encontrei um ponto mais correto.

O que os colegas tem a dizer a respeito?

Grato.
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uso do freio em motos custom Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Gustavo Fantini Seg Jun 22, 2009 10:12 pm

Enquanto ninguém se manifesta vai aqui uma de minhas conclusões:
Na estrada se mostrou muito interessante o uso do freio motor (tecnicamente somente veículos pesados tem, mas não vem ao caso) que significa soltar o acelerador, o que reduz muito a velocidade. Muito útil ao entrar em curvas abertas para ter mais segurança ou ao se aproximar de veículos mais lentos. Dessa maneira as reduções de velocidade foram mais suaves. Em situações que exigiram uma redução maior de velocidade, utilizei primeiro o freio traseiro e em seguida o freio dianteiro. Estou preferindo o freio traseiro porque senti (no meu caso) que a frente abaixa muito nas beliscadas e achei de certa maneira inseguro.
Naturalmente que antes de tudo deve-se procurar prever e se antecipar às situações para não ser pego de surpresa. E para isso só tem um jeito para desenvolver: treinar e praticar exaustivamente. De certa maneira é chato, porque ao invés de aproveitar o passeio, você está atento mais ao comportamento da moto do que a paisagem, porém na minha opinião fará muita diferença nas situações criticas ou de emergência.
Mas ninguém é de ferro, portanto divida sua atenção entre a curtição e o aprendizado.
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Mensagem  Ghan Seg Jun 22, 2009 10:28 pm

Bom, sempre uso mais o ferio dianteiro. Quando estou com garupa ( e sempre estou) praticamente não utilizo o freio traseiro. So mesmo encosto levemente. Claro isso se aplica a motos custons e pesadas. Motos leves ha necessidade de maior pressão para frenagem.
Normalmente reduzo no motor ( desacelero) e freio o dianteiro. Isso em ruas normais.
Em curvas na estrada, é um pouco mais complicado, porque ao reduzir no motor, ha um efeito de achatamento ( a moto começa a abaixar) e com isso ha um tendencia a ficar em pé, exigindo maior força de inclinação.
Usando o freio dianteiro, em proporção muito maior que o traseiro, ha uma tendencia a não fazer a curva, ou seja, um força que vai manter o guidão reto.
Então nesse caso, de curvas, é sempre conveniente usar alem do motor, o freio dianteiro em conjunto com o traseiro,s endo que o traseiro funciona apenas como um leme, corrigindo a moto, seja na inclinação ou na direção.
Claro que isso se aplica a uma situação mais emergencial, pois durante a curva nenhum freio deve ser usado..
Sempre antes da curva, para entrar na curva com tração e na velocidade compativel.
Forte abraço

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Mensagem  Gustavo Fantini Ter Jun 23, 2009 9:40 am

bacana Ghan

eu ainda não andei com garupa, mas ficarei atento ao seus comentários assim que alguma tiver coragem para viajar comigo.
valeu.
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Mensagem  iberajr Ter Jun 23, 2009 10:17 am

Eu uso o freio como nos carros, carrego mais no dianteiro e dou um "apoio" com o freio traseiro.
Só quando estou bem de vagar que freio com o traseiro mais forte. O problema é que a Drag, se estiver sozinho arrasta bastante a traseira, principalmente se der uma reduzida meio brusca de motor ela trava a traseira, até por isso uso mais o dianteiro.

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Mensagem  pe-49 Ter Jun 23, 2009 3:54 pm

buenas....uso muito o freio motor...aplicando junto o dianteiro.
o traseiro é muito pouco mesmo, até porque ainda nao precisei parar "na marra"...tenho me conduzido de forma a nao precisar de freiar de emergencia.
mas tenho feito simulaçoes, bem como procurado aprender a como andar o mair devagar possivel, principalmente em terreno solto ou gramado...é dificil o equlibrio, hehe
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Mensagem  Edbulba Dom Jun 28, 2009 3:53 pm

Colegas, boa tarde!

Tive uma experiência desagradável com minha Drag no dia 02 de maio último. Estava voltando com um colega em outra moto de Ribeirão Pires SP para SBC SP pela Rodovia Índio Tibiriça-SP. Fui fazer uma ultrapassagem em um ponto permitido, estava a 70 ou 80 km quando percebi que vinha no sentido contrário um Pálio Weekend, voltei para minha pista, mas para retornar atrás do veículo que estava a frente, tive de frear e acabei utilizando o freio dianteiro, a moto saiu de frente em direção a pista contrária e atingi o Pálio de frente. Me machuquei pouco mas o impacto foi muito grande. Não sei se foi minha freada ou o fato de a pista estar sendo reformada e com alguns pedriscos que fez com que eu deslizasse de lado e batesse no outro veículo em sentido contrário. O que vocês acham? Será que foi a forma como eu freiei ou os pedriscos que contribuíram para a derrapagem e consecutivamente com o acidente?
Detalhe: Eu nunca havia caído de moto e me acidentado, procuro ser responsável e não abuso ao estar pilotando.

Um abraço atodos,

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Mensagem  Ghan Dom Jun 28, 2009 6:02 pm

Com certeza deve ter ocorrido mais ou menos o seguinte :
frear em curva é sempre desaconselhavel, porem, nesse caso, voce estava ultrapassando, automaticamente freou para retornar a sua faixa, ou seja, freou fazendo curva. Aí a tendencia é sair mesmo. Nesse caso sim, voce precisaria ter usado simultaneamente freio dianteiro e traseiro. O traseiro te daria o "leme" para evitar a saida.
Frenangem, não existem duas iguais. Cada situação é uma situação única. Ha necessidade de se dominar varias técnicas, exatamente pra isso, para poder discernir na hora, em frações de segundos, o que se deve usar.
Felizmente nada de pior aconteceu.
Forte abraço

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Mensagem  Nanato Dom Jun 28, 2009 8:00 pm

Eu também concodo com o Ghan, frenagem não tem duas iguais, por mais parecidas que sejam existem pressões diferentes nas canopla dianteiro ou pedal traseiro. O que percebi na Drag é que nas curvas ela é meio arredia, não aceita muito tocada, deve manerar, não entrar firme nas curvas, mas ainda considero boa de curva, isto para o meu estilo.
Na cidade uso os dois freios, e usando mais pressão no dianteiro, em curvas percebo o equilíbrio, 50% para cada um, isto na necessidade mesmo, pois o melhor é usar o freio motor.
Ela não é muito boa de freio dianteiro, existe um tópico em que diz a troca de uns cabos, por outros, ainda não parei para ler, é uma questão de segurança, eu deveria para e ler. Mas neste tópico com a substituição dos cabos originais por um outro de "metal", aumenta muito a eficiência do freito dianteiro. Ainda vou ler e depois deve substituir da minha DS.
O uso do freito dianteiro com uma pressão maior ocasiona uma dificuldade para alterar o trajeto da moto, desvio de um obstáculo, buraco, etc... pois com os amortecedores dianteiros sendo exigidos o peso do guidão fica um pouco maior, sem falar a possibilidade de uma mudança rápida ocorrer uma queda.
Abraços... Cool
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Mensagem  André Dantas Dom Jun 28, 2009 9:26 pm

Eu particulamente uso os três juntos: o do motor, que acredito não se deve deixar de usa-lo; o dianteiro com uma pressão boa no manete; o traseiro sempre de levinho, se pisar mermo trava. Bem, não se é o correto, mas tenho usado assim. Abraço a todos.
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Mensagem  Edbulba Dom Jun 28, 2009 10:28 pm

Ghan escreveu:Com certeza deve ter ocorrido mais ou menos o seguinte :
frear em curva é sempre desaconselhavel, porem, nesse caso, voce estava ultrapassando, automaticamente freou para retornar a sua faixa, ou seja, freou fazendo curva. Aí a tendencia é sair mesmo. Nesse caso sim, voce precisaria ter usado simultaneamente freio dianteiro e traseiro. O traseiro te daria o "leme" para evitar a saida.
Frenangem, não existem duas iguais. Cada situação é uma situação única. Ha necessidade de se dominar varias técnicas, exatamente pra isso, para poder discernir na hora, em frações de segundos, o que se deve usar.
Felizmente nada de pior aconteceu.
Forte abraço

Ghan, obrigado por sua explicação!
Mas eu esqueci de dizer que a derrapagem ocorreu em um ponto na estrada em declive em uma reta, por isso é que me questiono se eu errei ao ter freado e ocasionado a queda e batida ou se isto se somou com o fato de haver alguns pedricos na pista. Tanto que meu tanque ficou com duas ou três marcar de pedras...
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Mensagem  Ghan Dom Jun 28, 2009 11:41 pm

Ed
ainda assim, acredito que deve ter havido uma certa curvatura durante a freada. Pelo menos da forma como voce postou. Veja que quando se fala em curva, não ha necessariamente que se estar fazendo um curva da estrada. Uma leve inclinação lateral, até mesmo inconsciente ( pois quando voce precisa retornar a faixa, incosncientemente ja se deita no sentido que quer entrar) de alguns minimos graus, ja é suficiente para causar uma deslizada. É possivel sim que tambem houvessem pedras , areia ou até mesmo granulos de asflatos e isso colaborasse.
Uma outra situação que muitos motociclistas desconhecem, é o efeito de vácuo causado quandos e ultrapassa veiculos de grande porte.
Quando se esta em cerca de um terço , lado a lado com o veiculo maior, entramos numa zona de arrasto. No segundo terço, ha uma arrasto negativo ( vacuo), porem quando atingimos o ultimo terço ( se aproximando da frente do veiculo maior), sofremos o efeito do arrasto positivo ( quando rompe-se o vacuo). Uma freada nessas circusntancias, se não houvel sincronia entre freio traseiro e dianteiro, é chão na certa, podendo ser lançado nos entido oposto ou puxado para veiculo maior.
Forte abraço

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uso do freio em motos custom Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Gustavo Fantini Seg Jun 29, 2009 11:13 am

Ed,

Do jeito que você está comentando parece que foi mais susto do que algo mais grave. Graças a Deus.

Quanto aos comentários do Ghan, fazem muito sentido mesmo (obrigado Prof. Ghan). Realmente devemos estar atentos ao comportamento da moto principalmente nestas situações críticas como ultrapassagens e curvas mais fechadas.

Acredito que os pedriscos, cascalhos, areia contribuiram também. Inclusive já passei por situações em que depressões ou riscos na pista puxaram a moto para alguma direção diferente da qual eu estava indo. É fundamental estar atento.

E aproveitando o post. Fiz novos ensaios de frenagem e desta fez com garupatola (meio irmãozinho de 90kgs). Fomos de Bhz até São João Del Rey e depois para Tiradentes e finalmente caminho de volta. Adotei somente o freio motor e o freio dianteiro com boa performance. Acho que meu comentário anterior sobre a frente abaixar demais com o freio dianteiro se devia ao fato de estar utilizando errado. Adicionei o freio traseiro somente nas frenadas mais fortes quando foi necessário para alguma lombadas das cidades de beira de estrada.
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Mensagem  gibi Sex Jul 10, 2009 8:34 am

eu uso os tres juntos tambem, em doses diferentes dependendo da situaçao
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uso do freio em motos custom Empty utilização dos freios

Mensagem  Tembikoski Qui Set 24, 2009 9:18 pm

olá colegas motociclistas !!!
quando o dia está bom e com as pistas secas, uso o o freio 70%dianteiro e 30% traseiro.
Na estrada sempre reduzo a marcha antes da mesma forma acima.
quando está chovendo, uso 50% e 50%, e ando mais devagar, pois uma vez a rosa traseira da minha drag escorregou e quase caí, me sinto mais seguro pilotando desta forma.
um abraço!!!
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Mensagem  Cid Mesquita Sáb Dez 04, 2010 7:20 am

Bom dia pessoal, sou novo por aqui e tenho 48 anos e uma Drag 2007
Bom, costumo sempre usar o freio diânteiro em 70% e o traseiro 30%, em baixa velocidade só dou uns toques de leve no freio trazeiro e nas entradas de curva freio antes de entrar nela e dentro dela só em caso de extrema necessidade.
Para evitar surpresas e sustos, procuro pilotar olhando lá na frente, aonde a vista alcança, afim de identificar qualquer diferença no alfalto, buracos, obstáculos, etc..., antecipando assim a frenagem, tornando-a + segura.
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Mensagem  acortez Ter Dez 14, 2010 9:54 pm

As dicas são ótimas, mas quando dá tempo de pensar antes de frear.
Há uma semana uma senhora resolveu atravessar a rua com o sinal verde pra mim.
Resultado, trava tudo e chão.
Desanimei geral

abraços
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Mensagem  EDSON GEISLER Ter Dez 14, 2010 9:56 pm

acortez escreveu:As dicas são ótimas, mas quando dá tempo de pensar antes de frear.
Há uma semana uma senhora resolveu atravessar a rua com o sinal verde pra mim.
Resultado, trava tudo e chão.
Desanimei geral

abraços


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Mensagem  Ghan Ter Dez 14, 2010 10:30 pm

Cortês, esse é o problema...cada situação vivida é uam situação diferente na hora..por isso não tem como existir padrões. Não adianta querer padronizar, porque situações não se repetem.. ainda bem que não foi nada grave contigo.

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Mensagem  CIDÃO Qui Dez 23, 2010 1:35 pm

É isso mesmo, Ghan
Não dá pra se estabelecer regras prévias, a não ser a experiência que se vai adquirindo ...

Eu havia lido este post há alguns dias, e no último domingo fomos à Serra Negra; nome apropriado, pois muitas curvas fechadas, em subida, em descida, estrada com traçado e construção antigos, e o que é pior: muito movimento de carros e de motos speed!!! E esses caras barbarizam mesmo. Então você tem que se cuidar e cuidar dos outros, nem sempre fazendo o melhor traçado ou seguindo "o manual" ...

Observei que em algumas curvas eu entrava um pouco mais rápido e para corrigir, mantinha um pouco de pressão no freio dianteiro, sem deixar baixar a rotação. Em outras, não podendo usar todo o traçado da pista, segurava um pouco com o freio traseiro durante a curva, sem perder a aceleração/rotação na saída desta ...

Nas subidas mais fácil; nas decidas, considerando o peso da moto com garupa (kkk...) fica mais complicado.
Mais importante do que o ponto e a dosagem do freio, é usar adequadamente o contra-esterço!

Então, essa história de não brecar dentro da curva é circunstancial. É claro que se você travar tudo com a moto enclinada a "dona inércia" vai lhe dar um capote. No mais, é conhecer os limites, seus e da moto ...
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Mensagem  PotHix Qui Dez 23, 2010 2:00 pm

Æ!!

Eu estou sofrendo um pouco para acostumar a usar bem mais o freio dianteiro.
Eu estou acostumado a andar com a minha intruder 125 que tem é bem mais tranquila com freio, uso mais ou menos 50-50 entre traseiro e dianteiro.

Tentando fazer a mesma coisa com a Drag eu já derrapei (até por que o freio das duas é bem diferente também), portanto estou aos poucos acostumando melhor a utilizar bem mais o freio dianteiro.

Essas dicas vão ser bem úteis.

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uso do freio em motos custom Empty ABS nas DS?

Mensagem  josiel nunes Sáb Abr 30, 2011 12:12 pm

um videozinho bem didático para ilustrar...

nas DS podemos simular o ABS...

https://www.youtube.com/watch?v=b644JHL13pY

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uso do freio em motos custom Empty Freio

Mensagem  rafartave Qua maio 04, 2011 1:09 pm

Boa tarde DOGs.

Ontem estava eu indo para casa da minha namorada com ela na garupa. Ela mora do KM 21 da Raposo Tavares ( Cotia ). Logo quando entrei na Raposo existe um farol, numa subida. Estava atrás de um carro quando a uns 200 metro do farol, ele fechou. Não vinha moto alguma e o carros começaram a parar, então, fui para o corredor. Como de costume acendi o farol alto e comecei a buzinar, quando do nada um #$%#$#%#$ saiu do nada tentando trocar de faixa ( não me pergunte o pq ele fez isso se os carros estavam parados e nao tinha espaço ), freiei muito forte ( dianteiro e traseiro ) acredito eu que apertei muito o traseiro e ela danço a traseira para direita e fomos para a esquerda na direção de um carro que estava parado esperando o farol. Graças a Deus consegui parar a moto sem bater no carro parado ( só quebrou a minha seta direita e ralou meu JJ NOVINHO no chão Crying or Very sad ). Nesses casos voceis freiam como ? Depois do susto, descemos e ja fui xingar o cara que me fechou, quando o cara do carro que quase bati desceu e começou a flar que ele tava tentando jogar o carro em cima de outro carro que estava parado na direita pq eles estavam discutindo desde o começo da Raposo. Só lamento.
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Mensagem  royo Qui maio 05, 2011 4:20 pm

de tudo q ja li sobre frenagem o q sempre vejo é q nas custom por terem o centro de gravidade mais baixo, maior peso e em geral pneus bem mais largos atras do que na frente.. é possivel usar mais o freio traseiro do que em motos speed ou trail.. e q o uso "a mais" do freio traseiro nas custom reduz a distancia de frenagem..

e no caso de estar com garupa, o freio traseiro pode ser usado com mais intensidade ainda.. pois vai ter mais peso na roda traseira e com isso vai ter mais atrito.. fazendo com q a roda trave "mais tarde".

se for colocar em numeros.. nas speed acho q seria algo entre 80% frente 20% tras.. nas Maxi trail. 70% frente 30% traseiro.. nas custom sem garupa uns 60% frente 40% traseiro.. e com garupa uns 50%-50%.
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Mensagem  altscheneider Sáb maio 07, 2011 1:07 pm

Assim que eu pegar a "Ralada", vou ver como é o lance do freio nas custom, nunca andei numa... mas a regra de ouro do freio em qualquer veículo, como um dos colegas falou ai pra cima é não perder, em circunstância nenhuma a aderência do pneu com o solo, isso vale pra carro, caminhão e pra motos, por isso existe o ABS, ele impede essa perda de aderência. Física é física, frear a moto transfre o peso para a dianteira, sempre, por isso as bengalas afundam, logo o uso do freio dianteiro deve ser sempre em maior intensidade, a tendência em condições ideais de piso é ter mais aderância na frente do que na traseira. Agora no caso de piso sujo, com óleo, pedriscos, etc, frear é uma temeridade, especialmente o dianteiro, pois se afrente sai, já era... ai é recomendado o uso do traseiro pois dá pra traser de volta a moto, basta soltar o freio (e haja equilíbrio) e voltar a pressionar...
A recomendação é sempre 70% 30% em boas condições de pista, em pistas ruins é tirar a mão mesmo e usar mais o traseiro. Sobre as curvas, frear é perigoso mesmo, exceto em pista boa e de forma muuuiiitooooo suave, só pra uma correção, o correto é mesmo acertar a velocidade para a curva antes de iniciar, começar a curva na velocidade certa, só com o freio motor, e da metade para o final da curva e dar acelerador (sem perder a tração, senão é chão de novo) suavemente, mesmo o freio motor ou uma redução brusca no meio da curva vai derrubar a moto e o condutor...rs... eu sempre procurei ir me adaptando à moto, para descobrir o limite dela e especialmente o meu, e entender (com a sensibilidade) quando é que a moto pode destracionar.
Sintetizando: perdeu a aderência (piso numa velocidade e pneu em outra, pra mais ou pra menos) o possibilidade de tombo é enorme, se for na dianteira, é muito difícil trazer de volta (contraexterço pode ajudar mas é difícil pelo peso, nem quero descobrir com a "Ralada"), na traseira é diminuir a causa (aliviar no freio, ou no acelerador se estiver rápido, se a redução tiver sido muito brusca dar um pouquinho de acelerador, eu disse pouquinho...rs...), o objetivo sempre será acertar a velocidade entra roda e piso...
Agora uma coisa é fato: falar até papagaio fala, fazer, são outros quinhentos...rs...numa emergência, o instinto geralmente manda alicatar e socar o pé... só muito treino deixa o cabra com o reflexo bom a ponto de fazer esse controle inconscientemente... Aliás, pelo tempo que não ando de moto e pela moto de estilo diferente, eu vou andar só na manha...rs...acho que estou um pregão... e teoria e prática... aff...rs....nem sempre estão juntas...
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