DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Participe do fórum, é rápido e fácil

DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm
DragStarOnline
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

uso do freio em motos custom

+22
PotHix
NeumannC
ernesto neto
royo
Gustavo Fantini
Ferrari
matsuda
altscheneider
rafartave
josiel nunes
CIDÃO
Ghan
EDSON GEISLER
acortez
Cid Mesquita
Tembikoski
gibi
Edbulba
André Dantas
Nanato
pe-49
iberajr
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Convidad Sáb maio 07, 2011 2:08 pm

Boa tarde!

Só um pitaco na discussão, eu desde que comecei a andar de moto, sempre incio a freagem com o freio
trazeiro, sempre, primeiro porque me acostumei com motos que o freio dianteiro éra quase um enfeite, nas motos
antigas éra muito ruim a pegada do freio dianteiro, hoje com os freios hidraulicos na dianteira a coisa inverteu,
temos um freio dianteiro muito eficiente no caso da drag que é a tambor na trazeira, nas que é a disco nas duas
rodas, a eficiência é ainda maior, mas qdo se freia com mais pressão na dianteira a frente abaixa na hora, e a
trazeira fica leve e portanto com menos poder de pega, e qualquer exagero no freio trazeiro trava, e a tendencia
de derrapar é grande, iniciando a freagem com o freio trazeiro a moto "senta" abaixa a trazeira e na fração de segundo
aplico pressão no freio dianteiro, que vai abaixar a frente mais devagar porque a trazeira já abaixou primeiro, dando
mais eficiencia no conjunto dos freios, mas tudo é de momento, por reflexo, nem dá para pensar em % de pressão
na frente ou atraz, isso vai de costume e condicionamento que a gente adiquire com o tempo.
Mas comigo sempre acontece assim, trazeira-dianteira na sequencia, e a pressão vai por reflexo instintivo.
Agora se não é freada repentina, estando devagar, dá para analizar e dosar os freios em função do terreno
peso enfim.
Quando a moto sai de trazeira na freiada, é muito mais fácil de controlar, do que "perder" a frente da moto.

Acho que tentar usar regras neste quesito é muito dificil, vai mais da sensibilidade e reflexo de cada situação.

Acho que não ajudei em nada, mas a intenção foi boa.( Eu sei que o inferno está cheio de gente com boas intenções) KKKKK

Um abraço a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Convidad Dom maio 08, 2011 3:55 pm

Por coincidência não muito boa, hoje pela manhã no BV do serra Azul,
houve um acidente envolvendo uma moto, o pessoal que admistra a rodovia
colocou cones na pista, ficando só uma pista para passar eu fui freiando,
e de repente os carros a frente pararam, algum besta curioso deve ter
parado para olhar, e tive que freiar forte, a trazeira travou e eu aplicando
menos pressão nos dianteiros, pneu cantando e a trazeira de um carro vermelho
crescendo na minha frente, fui precionando mais o dianteiro até parar a +ou-
1,5 metros do carro, não foi nada pensado, não tive tempo de pensar,
mas deu certo para parar a moto.


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  matsuda Seg maio 09, 2011 1:29 am

O esquema de freios varia muito no tipo de moto. Creio que a custom uma distribuição de carga um pouco diferente e é interessante dominar a freagem traseira neste tipo de moto. Outras motos como nakeds e esportivas até vale o 70/30 mas não é em todo caso...curvas, declives, declives com curvas, declives com curvas e molhado, declive com curvas e rípio... acho interessante esse esquema do Rinaldo, visto a distribuição de peso da custom...



matsuda
matsuda

Número de Mensagens : 2386
Idade : 46
Localização : Ibirama - SC
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo
Data de inscrição : 27/06/2008

http://matsudaworld.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Convidad Seg maio 09, 2011 5:53 am

Matsuda, não sei se dá para denominar como esquema, rsrs, porque é o que deu para fazer,
e na sequência a preocupação, quem vem atras de mim! Aí passou um casal numa Big trail
entre os carros e os cones, olhei no espelho e fui atras deles, até derrubei um dos cones,
eu estava apavorado de alguem vir por traz e...
Depois gostaria que o Ramone e o Marcelo comentassem o que viram, pois eles
vinham um pouco mais atras.

Uma boa semana a todos!


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Ferrari Seg maio 09, 2011 9:06 am

eu só uso o freio dianteiro, traseiro só quando preciso parar rápido, ou quando a gente entra em curvas um pouco mais rápido... Smile

eu reio sempre antes da curva, como a drag é bem ruimzinha de curva, entro sempre devagar nelas.
o freio dianteiro só nao pode ser usado no meio da curva, sempre antes.

aprendi isso assistindo ao motogp, pode lá olhar, freio traseiro é uma coisa inexistende pra eles.

bjunda!
Ferrari
Ferrari

Número de Mensagens : 614
Idade : 44
Localização : Sant. de Parnaíba - SP
Emprego/lazer : Minha Nikon D40 e a Melissa
Data de inscrição : 29/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Convidad Seg maio 09, 2011 11:38 am

Bom dia!

Ferrari, entendo seu ponto de vista e que você tem seu modo de pilotar,
aliás cada um se "acerta" com sua moto para pilotar da forma que sentiu
que se dá bem.

Nas corridas em pista, tudo muda de figura, lá eles tem como objetivo
o maior desempenho para ganhar a corrida, e usam de vários artificios
para atingir o maximo desempenho dependendo de cada circuito e seu
traçado, tudo é estudado, mas uma coisa é comum, no fim de um retão
onde atingem o maximo de velocidade, antes de chegar na curva eles
retardam ao maximo a freiada, e na hora de freiar usam tudo,
freio motor, freio dianteiro e trazeiro, e o "freio do peito", todos esticam
os braços e procuram levantar o corpo ao maximo para usar o corpo
como "paraquedas" para reduzir rapidamente a velocidade, para então
tangenciar a curva, na reta tudo que tiver de motor e aerodinamica,
e no fim da reta tudo que reduza a velocidade de forma eficiente para
poder retardar ao maximo a freiada.
Em outros setores do traçado vai da abilidade e modo de pilotagem.
Mas na rua cada qual com seu estilo e "vicios", a finalidade é chegar
ao destino "inteiros". (risos)


Um abraço



Última edição por rinaldo em Seg maio 09, 2011 11:44 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Ferrari Seg maio 09, 2011 11:42 am

com certeza o objetivo é sempre chegar ao destino, hahaha
Ferrari
Ferrari

Número de Mensagens : 614
Idade : 44
Localização : Sant. de Parnaíba - SP
Emprego/lazer : Minha Nikon D40 e a Melissa
Data de inscrição : 29/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Gustavo Fantini Sex maio 20, 2011 1:40 pm

Uai, este tópico rendeu mesmo.
E no mais muito satisfeito com o retorno do Prof. Hirai.

Mas já que foi eu quem começou, vale a pena "terminar" (com certeza alguém vai postar mais alguma coisa).

Como já comentado neste post e em outros fórum afora, na frenagem seja qual for o veículo, há uma movimentação de carga para frente, porque o contato com a pista (os pneus) diminue a velocidade, mas o resto do veículo diminue em seguida por questões de inércia. Mas também não é aula de física e não vamos nos delongar. O que importa é que a traseira sempre fica mais "leve" numa frenagem e assim há uma possibilidade alta de perda de aderência, ou seja, a roda traseira travar numa frenagem de emergência.
Falo em emergência, porque nas demais condições normais de temperatura e pressão, cada um descobre e desenvolve por experiência a melhor forma de segurar sua moto. No final, a grande maioria sempre utiliza o freio motor e freio dianteiro e um pouco do traseiro, salvo alguns casos. Quem está certo? Todos, afinal estão aqui inteiros para contar a experiência e isso que importa.
Mas voltando a emergência, a roda traseira da DS tem uma grande tendência a travar numa frenagem forte. Até aí tudo bem, eu sempre quis dar cavalo de pau na moto mesmo, Sr. Fantini! Pois é, só que esse cavalo de pau é forte mesmo e joga a moto. Se você está esperando isso para impressionar os amigos ou o vigia do estacionamento, ótimo, mas numa rodovia lotada não é o melhor caminho.
Cheguei a fazer vários testes mesmo travando tanto somente o dianteiro e somente o traseiro a velocidades a partir de 80km/h (de boa, não repitam, eu é que sou meio curioso demais e usei uma estrada completamente vazia) e é muito mais seguro do ponto de vista de se ter a moto na mão o travamento da dianteira, porque o motor segura a roda traseira e é mais fácil soltar a manete e apertar de novo quando trava, do que fazer o mesmo com o pedal.
E considero isso devido não só a experiência dos testes, mas a outra máxima de qualquer moto: você segura ela é na perna, portanto é melhor ter os dois pés bem apoiados e as pernas pressionando o tanque para segura a moto, do que um dos pés dando um salto para liberar o pedal porque acabou de travar a roda traseira (que no caso da DS trava sem dó ou sentimento).
Abraço!
Gustavo Fantini
Gustavo Fantini

Número de Mensagens : 2900
Idade : 45
Localização : Vitória - ES
Emprego/lazer : Engenheiro Mecânico
Data de inscrição : 09/05/2009

http://gallopreto.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  royo Sex maio 20, 2011 3:07 pm

semana passada eu estava na paulista, tava fluindo bem o transito.. mas ai parou do nada.. juntei nos dois freios da DS e só ouvi o pneu traseiro derrapando no asfalto.. parei a alguns dedos de distancia do carro da frente.. depois de recomposto do susto olhei pelo retrovisor e tinha um risco preto de mais de 10m no chão..

não achei q travasse tão facil assim o freio traseiro da DS.. por sorte a moto esta alinhada.. se estivesse inclinada, seria chão na certa.
royo
royo

Número de Mensagens : 421
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 10/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  ernesto neto Sex maio 20, 2011 3:23 pm

rinaldo escreveu:Boa tarde!

mas tudo é de momento, por reflexo, nem dá para pensar em % de pressão
na frente ou atraz, isso vai de costume e condicionamento que a gente adiquire com o tempo.

Rinaldo, é isso mesmo!

Também não desejo polemizar com ninguém, mas é isso mesmo: é na hora! É puro reflexo! Eu diria ainda que é "instinto"! É iniciar a freada e ver como a moto está se comportando naquele exato instante, e comandar a pressão nos freios de acordo com essa análise.

Acho que nem é possível se dizer que se usa "X"% em tal e tal freio. Como é que se mede isso?

Tem uma coisa que eu acho importante, o conforto. De quem pilota e de quem está na garupa. Assim, no meu caso pelo menos, sempre que estou com garupa procuro também iniciar com o freio traseiro, que é o modo pelo qual você proporciona menos desconforto pra garupa (que no nosso caso não está colada com a gente, tem um bom espaço livre) e evita que ela se desloque para a frente e tenha aquela sensação desagradável de estar sendo jogada para a frente. Além disso você também evita uma "cocada" no seu capacete. Mas é claro, tudo isso é regido pela situação do momento, pela possibilidade de assim frear naquela hora, etc. Se não for possível, é cravar o dianteiro mesmo, e tome cocada na cabeça! Smile
ernesto neto
ernesto neto

Número de Mensagens : 205
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  NeumannC Qua Jun 15, 2011 9:09 pm

Salve Dogs!
Eu tive uma experiência ruim com minha DS no último findi. No centro, em rua asfaltada, a fila parou subitamente. Acho que eu estava a uns 50 ou 60. Não posso afirmar, mas me parece que bati mais o freio traseiro e a roda de trás saiu para a direita. Felizmente deu para corrigir e ficou por isso mesmo. Mas foi um baita susto. Já é a segunda vez que acontece, e sempre para a direita, sendo que a moto estava alinhada. Estou vendo agora se entendo um pouco melhor os freios dela e tentando buscar a melhor relação de frenagem. O bode é, como já dito por outros neste tópico, na hora é difícil lembrar de distribuir corretamente. Vou buscando mesmo é entender as armadilhas que o trânsito reserva para o motociclista para evitar as frenagens bruscas, que me parecem não ser muito adequadas na drag, talvez pela comprimento e distância entre eixos dela. Sei lá...
Abraço galera!
NeumannC
NeumannC

Número de Mensagens : 16
Idade : 55
Localização : Pomerode-SC
Emprego/lazer : RH / Motociclismo
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  PotHix Qui Jun 16, 2011 9:25 am

Æ!!

É tudo questão de costume mesmo, no começo eu travei a roda de traz uma vez tb, vc precisa aprender a aplicar a pressão correta, e na hora do "instinto" isso vai vir naturalmente.
Mas tem as coisas que vc não consegue prever, eu infelizmente tive esse instinto, alguns meses atrás, numa pista molhada, nem deu tempo de tentar corrigir a moto.

Mas de qualquer forma, tem que treinar Razz

Há braços
PotHix
PotHix

Número de Mensagens : 650
Localização : Diadema / SP
Emprego/lazer : Programador
Data de inscrição : 29/11/2010

http://pothix.com/blog

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Dannte Ter Jun 04, 2013 3:52 pm

Pow galera, curti muito esse topico do forum.

Lendo e aprendendo.

Eu cai com a minha no domingo, durante a chuva! Motivo? Pista encharcada, frenagem de emergência incorreta! Ainda bem que estava só.
A moto conseguiu reduzir a velocidade até praticamente 0, evitando arranhões no tanque ou mesmo no cano de descarga! Mas meu tanque teve um pequeno amassado, que me dará uma despesa boba com o martelinho.
Mas se eu tivesse lido esse topico anteriormente talvez tivesse tudo bem.
Pois é. Na frenagem durante a chuva erroneamente enfiei o pé no freio traseiro, apertei a embreagem e o dianteiro só puxei no final. Resumindo, tombo na certa! lol! Mas sem maiores danos, só na carteira mesmo.

O que acham? Qual seria a melhor frenagem para uma pista encharcada e com fragmentos?
Dannte
Dannte

Número de Mensagens : 23
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Estagiário Desenvolvimento de Sistemas
Data de inscrição : 07/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Peralta Ter Jun 04, 2013 7:03 pm

Dannte escreveu:Pow galera, curti muito esse topico do forum.

Lendo e aprendendo.

Eu cai com a minha no domingo, durante a chuva! Motivo? Pista encharcada, frenagem de emergência incorreta! Ainda bem que estava só.
A moto conseguiu reduzir a velocidade até praticamente 0, evitando arranhões no tanque ou mesmo no cano de descarga! Mas meu tanque teve um pequeno amassado, que me dará uma despesa boba com o martelinho.
Mas se eu tivesse lido esse topico anteriormente talvez tivesse tudo bem.
Pois é. Na frenagem durante a chuva erroneamente enfiei o pé no freio traseiro, apertei a embreagem e o dianteiro só puxei no final. Resumindo, tombo na certa! lol! Mas sem maiores danos, só na carteira mesmo.

O que acham? Qual seria a melhor frenagem para uma pista encharcada e com fragmentos?

uso do freio em motos custom - Página 2 352513d1339360871-gramado-rs-pa-de-ouro
Peralta
Peralta

Número de Mensagens : 11204
Idade : 61
Localização : Santo Andre
Data de inscrição : 17/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Fernandes Qua Jun 05, 2013 7:36 am

Pô Peralta, a gente precisa repensar esse pá de ouro. Alguns tópicos, como segurança e mecânica, vês em quando precisam voltar. Até porque toda hora entra um novato no fórum.

Fernandes

Número de Mensagens : 388
Idade : 63
Localização : Petrópolis-RJ
Emprego/lazer : Aposentado, escalada, ciclismo...
Data de inscrição : 24/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Peralta Qua Jun 05, 2013 10:46 am

Fernandes escreveu:Pô Peralta, a gente precisa repensar esse pá de ouro. Alguns tópicos, como segurança e mecânica, vês em quando precisam voltar. Até porque toda hora entra um novato no fórum.

FERNANDES ISSO É UMA BRINCADEIRA BEM ANTIGA AQUI NO FORUM.
O LEGAL DO FORUM SÃO ESSA INFORMAÇÕES TAMBEM BUSCO VER TOPICOS ANTIGOS TEM MUITA COISA BOA E SEMPRE ESTAMOS APRENDENDO.
UM ABRAÇO.
Peralta
Peralta

Número de Mensagens : 11204
Idade : 61
Localização : Santo Andre
Data de inscrição : 17/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Fábio Alves Duarte Qua Jun 05, 2013 3:07 pm

Pessoal,

Sou um supernovato sobre duas rodas e com os conselhos de um amigo, optei por começar com uma Drag há cerca de 1 mês. To amarradão nessa fase nova da vida. Andando devagar e com prudência, mas curtindo muito andar de custom. Me cadastrei aqui e já to tirando muitas dúvidas (pelo menos na teoria). Então vou logo colocar uma questão:

Vi num outro tópico, aqui mesmo no fórum, um filme gigante sobre pilotagem de motos. Achei muito bom, embora fosse mais focado em motos speed. Num certo momento eles falam que o freio motor tem muito pouca relevância sobre a moto em freadas bruscas e emergenciais. Na prática, o que estou observando é que chega a ser até mais perigoso tentar o freio motor em freadas emergenciais, pois o tempo que se leva para reduzir duas, três marchas acaba sendo longo, se comparado com o simples cravar dos freios dianteiros e traseiros. Além disso, corre-se o risco de perder tração no momento em que se aciona a embreagem, por exemplo. Como sou iniciante, teve uma situação que até esqueci de soltá-la, o que atrasou a frenagem. Quero saber se vocês concordam com a afirmação do filme e preferem usar apenas freios dianteiros e traseiros em situações de necessária redução extrema de velocidade.

Obrigado pela paciência.

Abraços!


Última edição por Fábio Alves Duarte em Qua Jun 05, 2013 3:20 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : manter o nome do tópico)

Fábio Alves Duarte

Número de Mensagens : 10
Localização : Brasília
Data de inscrição : 28/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

uso do freio em motos custom - Página 2 Empty Re: uso do freio em motos custom

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos