Curvas com a Drag e custons em geral!
+49
zanfonatto
MARCELÃO
Prudente
Denis Fernando
Willi
Leibel
LSN_SP
Ghan
pe-49
Miltão
PENINHA
02 McLovin™
Carlos Duarte
Edson (Velhinho)(VMFG-MC)
Guga
Gustavo Fantini
ALXC
BACHATERO
André Dantas
LeoDiniz
dudu
Luizão
Fabricio (Simão)
Sergio
Tuí
eder_souza
JJEder
Nanato
matsuda
Carlos Eduardo Assalin No
enionacci
Dennys
Gorkthor (Emerson)
WALLY
Jr Grosso
corvo solitario
Kellyus Gainet
Tanabe
Laerte
BAC2000
GIL DOGS BR MT
JMURRA
Vicente
Cassiano
Lobo RS
Fábio Galvão
wagner jr
Daniel Spectro
Tiago
53 participantes
Página 2 de 6
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Pobre rapaz!
Lobo RS- Número de Mensagens : 1903
Idade : 55
Localização : República Rio Grandense
Data de inscrição : 31/03/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Meua amigos aquilo dá física é Educação Física??? rsrsr brincadeira
Falando sério acho que um curso de pilotagem ajudaria muito eu ainda não fiz mais um amigo meu fez o curso e tem uma HD. Disse que vale a pena, aprende frear na curva, raspar pedaleira e tudo isso com técnica.
Estou esperando guardar uma grana , mas poderíamos ver se com um grupo tem desconto.
É em Interlagos
Posso ver com ela qual empresa dá o curso.
abs
Falando sério acho que um curso de pilotagem ajudaria muito eu ainda não fiz mais um amigo meu fez o curso e tem uma HD. Disse que vale a pena, aprende frear na curva, raspar pedaleira e tudo isso com técnica.
Estou esperando guardar uma grana , mas poderíamos ver se com um grupo tem desconto.
É em Interlagos
Posso ver com ela qual empresa dá o curso.
abs
Cassiano- Número de Mensagens : 139
Idade : 46
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 19/05/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
A empresa é a motoschool e os cursos são lá em Interlagos em determinadas segundas-feiras. Vc pode usar sua moto ou alugar uma CB500 por uma diária de R$ 500,00. Deve estar bem equipado para o curso, há a parte teórica e prática condensada em um único dia. Quem fez fala que vale a pena e é bem abrangente. Custa R$ 1200 a vista. Mais detalhes no site abaixo:
http://www.motoschool.com.br/day.asp
Acho que ainda o farei mas antes irei investir em alguns acessórios.
Abraços
Convidad- Convidado
Curvas com motos
Amigos estou disponibilizando um site com animação sobre segurança com motos. Na seção NORMAS DE TRÂNSITO ANIMADAS - Normas Técnicas Para Fazer uma Curva mostra uma animação sobre a maneira correta. Tenho utilizado diariamente segundo esta norma e não tenho tido problemas. Vejam no Youtube este acidente com uma Hornet 600 em Morungaba, onde podemos analisar diversos erros cometidos pelo falecido colega em seu passeio que terminou em tragédia.
http://br.youtube.com/results?search_query=hornet+morungaba&search_type=&aq=5&oq=hornet
Abraços a todos
Vicente - Richard Gere
http://br.youtube.com/results?search_query=hornet+morungaba&search_type=&aq=5&oq=hornet
Abraços a todos
Vicente - Richard Gere
Vicente- Número de Mensagens : 40
Idade : 59
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Data de inscrição : 21/04/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Vicente escreveu:
Amigos estou disponibilizando um ...........
Abraços a todos
Vicente - Richard Gere ou Busunda ou os dois ... voce decide!!!
Aê, Vicente...... voltou camarada???
Legal, pois, ultimamente só estavamos lendo notícias a seu respeito o vendo-o somente por fotos....
Feliz retorno!!!
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Jr Grosso escreveu:Voltando a falar de curvas......
Sei que a galera daqui é tranquila na estrada, mas, ao receber este vídeo, não pude deixar de querer compartilha-lo com todos.....
Segundo me foi informado, este acidente ocorreu na serra de Morungaba, com um rapaz e uma Hornet, de Americana...
Agora que percebi um detalhe interessante...
Esse acidente aconteceu alguns dias antes do nosso primeiro passeio (Tricustom, Serra Negra) , e foi alertado pelo amigo Wagner Jr. aqui no Forum, no dia 5 e abril.
http://dragstaronline.com.br/viagens-e-passeios-f6/tricustom-12-4-t90-30.htm
Não lembro com quem estava falando sobre isso ontem...acho que com o David Bezerra ou Sergio ....
JMURRA- Número de Mensagens : 1825
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 12/03/2008
DICAS DE PILOTAGEM E CURVAS SEGURAS
Como tenho pouca ou quase nenhuma experiência em pilotagem de motos, em especial uma DRAG, minha linda moça prata, peço aos amigos algumas preciosas dicas de pilotagem, principalmente de como devo me comportar em curvas, vez que independente do quanto acentuada ela é eu sempre tenho a sensação que não vou conseguir contorná-la e irei cair. Obrigado e boas estradas a todos.
BAC2000- Número de Mensagens : 41
Idade : 59
Localização : são paulo
Emprego/lazer : ADVOGADO/MOTOCAR, ETC........
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
TOPICO FUNDIDO
(Por haver outro que trata do mesmo assunto)
(Por haver outro que trata do mesmo assunto)
Última edição por Jr Grosso em Qua Jul 16, 2008 4:06 pm, editado 1 vez(es)
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
BAC, benvindo ao grupo.BAC2000 escreveu:Como tenho pouca ou quase nenhuma experiência em pilotagem de motos, em especial uma DRAG, minha linda moça prata, peço aos amigos algumas preciosas dicas de pilotagem, principalmente de como devo me comportar em curvas, vez que independente do quanto acentuada ela é eu sempre tenho a sensação que não vou conseguir contorná-la e irei cair. Obrigado e boas estradas a todos.
Olha, se você não tem muita experiência, é normal o que sente. O mais importante é não abusar. Conheça bem a moto, ande bastante com ela bem abaixo da velocidade normal, não tente acompanhar outros se ainda não estiver seguro. Com a experiência você não se torna um Valentino Rossi, mas logo logo estará melhor. Não é o mais técnico dos conselhos, porém é assim que acontece.
Agora, se quiser ir mais rápido, gaste uns R$2.000 e faça um curso em Interlagos
Sergio- Número de Mensagens : 685
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.
Data de inscrição : 15/03/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Puxa, só li esse importantíssimo tópico hoje. As dicas aqui são valiosissíssissimas, mas bem que gostaria de fazer o curso de pilotagem também. Agora, cá pra nós, vocês acham difícil pilotar e fazer curvas com uma custom, imaginem o que é fazer isso numa Vespa hahahaha. A única vantagem dela é que é bem mais facil de se pular na hora do aperto hehe. Enfim, já vim meio calibrado para as custom.
JJEder- Número de Mensagens : 669
Idade : 57
Localização : São Paulo/SP
Emprego/lazer : Poder Judiciário
Data de inscrição : 14/03/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
JJEder escreveu:vocês acham difícil pilotar e fazer curvas com uma custom, imaginem o que é fazer isso numa Vespa hahahaha.
De fato....com aqueles pneuzinhos, até nas retas às vezes é complicado com a Vespa... que dirá nas curvas.... adrenalina pura!!!
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Valeu Sergio..............Vamos na boa e melhorando um pouco a cada dia........
Mas Valentino Rossi fala sério, no meu caso deveria pintar um jabuti no capacete devido a velocidade que desenvolvo, rsssssssss.
Um abraço
Mas Valentino Rossi fala sério, no meu caso deveria pintar um jabuti no capacete devido a velocidade que desenvolvo, rsssssssss.
Um abraço
BAC2000- Número de Mensagens : 41
Idade : 59
Localização : são paulo
Emprego/lazer : ADVOGADO/MOTOCAR, ETC........
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
BAC2000 escreveu:Valeu Sergio..............Vamos na boa e melhorando um pouco a cada dia........
Mas Valentino Rossi fala sério, no meu caso deveria pintar um jabuti no capacete devido a velocidade que desenvolvo, rsssssssss.
Um abraço
Aê Marco Aurelio!!!
Ví la lá no Orkut a sua mensagem de que voce se cadastrou aqui por....
E aí ??? depois da "transferida radical" do seu tópico para esta seção, voce gostou da onde ele veio parar??? rsrsrrs ... espero que tenha gostado e que algumas de suas dúvidas já tenham sido esclarecidas......
Agora, vá lá no apresentações, se apresente para o pessoal .....poste umas fotos da sua linda, divina e maravilhosa Drag PRATA a todos ... e, fundamentalmente, participe deste forum com a gente.....
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Mais um pouco isso vira racismo... hehe...Jr Grosso escreveu:....poste umas fotos da sua linda, divina e maravilhosa Drag PRATA a todos ...
(brincadeira, hein, Junior!!!)
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Jr Grosso escreveu:BAC2000 escreveu:Valeu Sergio..............Vamos na boa e melhorando um pouco a cada dia........
Mas Valentino Rossi fala sério, no meu caso deveria pintar um jabuti no capacete devido a velocidade que desenvolvo, rsssssssss.
Um abraço
Aê Marco Aurelio!!!
Ví la lá no Orkut a sua mensagem de que voce se cadastrou aqui por....
E aí ??? depois da "transferida radical" do seu tópico para esta seção, voce gostou da onde ele veio parar??? rsrsrrs ... espero que tenha gostado e que algumas de suas dúvidas já tenham sido esclarecidas......
Agora, vá lá no apresentações, se apresente para o pessoal .....poste umas fotos da sua linda, divina e maravilhosa Drag PRATA a todos ... e, fundamentalmente, participe deste forum com a gente.....
Valeu Junior, a primeira lição foi fundamental, APRENDA PRIMEIRO A POSTAR NO LUGAR CERTO, rssssssss.
Brincadeira, está perfeito e certamente já vi algumas dicas passadas pelos nossos amigos e amanhã como estarei realizando minha primeira viagem, Peruibe, vou procurar colocar em pratica o aprendizado.
Um abraço velho e bom final de semana.
Irei me apresentar sim e em breve postar algumas fotos de minha moça prateada.
BAC2000- Número de Mensagens : 41
Idade : 59
Localização : são paulo
Emprego/lazer : ADVOGADO/MOTOCAR, ETC........
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
GIL NOBREGA MOGI escreveu:Mais um pouco isso vira racismo... hehe...Jr Grosso escreveu:....poste umas fotos da sua linda, divina e maravilhosa Drag PRATA a todos ...
(brincadeira, hein, Junior!!!)
Que isso Gil, racismo nada e vc bem sabe quem resiste aos encantos de uma bela pretinha
Um abraço e bom fim de semana.
BAC2000- Número de Mensagens : 41
Idade : 59
Localização : são paulo
Emprego/lazer : ADVOGADO/MOTOCAR, ETC........
Data de inscrição : 02/07/2008
é Foda !
FAzer curva com CUstom é foda. amo de paixão o estilo ( vício), pois tive outras motos e sempre volto nas custons. O negócio é o seguinte: motor baixo, centro de gravidade baixo, porém o peso fica mais na roda de trás. Isto significa que é bobeira fazer o contra-esterço (técnica de curva com velocidade alta , no qual vira-se o guidon no sentido contrário da curva), pois na minha humilde opinião é impossível. Acho que o esquema é entrar com baixa velocidade e virar lentamente com o corpo, estabilizando a velocidade, sem tentar corrigir demasiadamente o guidon. Tem gente que fica tentando dar micro movimentos no guidom na curva - o que é errado- muita coisa se conserta com o corpo (bunda) . pedir para o guarupa ficar sempre reto, para não desbalancear. Não se esqueçam do ângulo de cáster da moto, o que faz com que ela se comporte mal nas curvas !
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Matsuda, me permite discordar de vc? (e se ele falar não? )
Eu sempre uso o contra-esterço e a impressão que eu tenho é que as curvas ficam mais fáceis. Mais fáceis no sentido de a moto perder aquela tendência de escapar na curva. E pelo que eu já li e pelo meu uso diário, não é uma técnica exclusivamente de alta velocidade não. Numa avenida, a 50, 60, 70 km/h já dá ser utilizada. Logicamente que não dá pra ser utilizada numa conversão de rua, a 20Km/h.
Quanto à técnica, realmente o guidão é esteçado no sentido contrário da curva, mas a coisa é mínima, algo parecido com os micro-movimentos que vc citou na sua mensagem.
E usei com garupa também, sem problemas.
Abraços
Eu sempre uso o contra-esterço e a impressão que eu tenho é que as curvas ficam mais fáceis. Mais fáceis no sentido de a moto perder aquela tendência de escapar na curva. E pelo que eu já li e pelo meu uso diário, não é uma técnica exclusivamente de alta velocidade não. Numa avenida, a 50, 60, 70 km/h já dá ser utilizada. Logicamente que não dá pra ser utilizada numa conversão de rua, a 20Km/h.
Quanto à técnica, realmente o guidão é esteçado no sentido contrário da curva, mas a coisa é mínima, algo parecido com os micro-movimentos que vc citou na sua mensagem.
E usei com garupa também, sem problemas.
Abraços
Laerte- Número de Mensagens : 123
Idade : 47
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 27/04/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Comecei usar o contra-esterço há poucas semanas, alertado por um colega proprietário de uma Buel. Ele fez o curso de Pilotagem da Motoschool em Interlagos.
Segundo esse amigo, havia uma HD no curso e o contra-esterço foi recomendado para as customs também.
Em minha opinião, ficou mais confortável fazer curvas com essa técnica. A percepção de segurança melhora e perde-se a sensação de 'brigar' com a moto na curva.
Assim como disse o Laerte, não dá pra usar em baixíssimas velocidades. Já utilizei com velocidades de 50km a 80km, mais que isso também não deu, pois testei em ruas de Sampa.
Abç
Tanabe
Segundo esse amigo, havia uma HD no curso e o contra-esterço foi recomendado para as customs também.
Em minha opinião, ficou mais confortável fazer curvas com essa técnica. A percepção de segurança melhora e perde-se a sensação de 'brigar' com a moto na curva.
Assim como disse o Laerte, não dá pra usar em baixíssimas velocidades. Já utilizei com velocidades de 50km a 80km, mais que isso também não deu, pois testei em ruas de Sampa.
Abç
Tanabe
Tanabe- Número de Mensagens : 640
Idade : 56
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Gerente de Projetos/Motocar
Data de inscrição : 23/03/2008
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
Dizem uns que usamos o contra-esterço sempre, mesmo que inconscientemente. Isso eu já não sei... contudo, depois que aprendí o que era essa tal manobra e passei a usa-la conscientemente, com certeza, em todos os tipos de motos que andei, as curvas me passaram a ser mais fáceis e, algumas, até divertidas.....
Assim, uso esse movimento de maneiras consciente, sempre.....à exceção das curvas feitas em velocidades pequenas, pois, segundos os entendidos também, a Lei da Fisica que interage nesse movimento só funciona em velocidade acima dos 30km/h....
Contudo, como menciono sempre, prá mim, todas as curvas deveriam ser loooooooongas retas.....
Assim, uso esse movimento de maneiras consciente, sempre.....à exceção das curvas feitas em velocidades pequenas, pois, segundos os entendidos também, a Lei da Fisica que interage nesse movimento só funciona em velocidade acima dos 30km/h....
Contudo, como menciono sempre, prá mim, todas as curvas deveriam ser loooooooongas retas.....
contra esterço
bom é uma opinião pessoal ! Porque sempre que saia com a GSX eu fazia a curva, algumas vezes tocava os raspadores de joelho, jogava a coxa no banco e fazia o contra esterço ! Mas em velocidade alta. Com a Lander que tinha ou a Xt eu utilizava a tocada SM ou cross que consiste em esticar a perna, abaixar a marcha e acelerar, porém com a bunda no banco. Mas minha NÃO APURADA técnica com customs me deixam meio "cagão" quando raspo a pedaleira na curva. Talvez seja um vício de pilotagem curvar demasiadamente a moto. Acho que curvar a custom faz com que não consiga fazer o contra esterço, porém sempre entro em curvas acima de 55 km/h na drag, sem utilizar o contra- esterço.Peguei muita manha nas trilhas e com a esportiva, mas ainda não saquei o que posso ( e consiguirei) com as customs. Não sei, mas tenho minha dupla personalidade: quando pego esportiva, raspo joelho e velocidade acima do normal e quando pego custom aposento meu Shark, pego um aberto com viseira e ando "susse"( porque acho que vou beijar o chão se abusar!) ainda viro o exterminador do futuro !!!
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
CONTRA-ESTERÇO (P/ pirar o cabeção de muita gente)
Existem ainda muita gente andando de motoca por ai que não conhecem o contra esterco ou melhor talvez até conhece mas num sabia que o nome era esse talvez e até utiliza-se seus benefícios. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade, (gerado pelo efeito "giroscópico").
Veja foto:
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você ESTERÇAR mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Existem ainda muita gente andando de motoca por ai que não conhecem o contra esterco ou melhor talvez até conhece mas num sabia que o nome era esse talvez e até utiliza-se seus benefícios. Esterçar é dobrar o guidão ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é!
Trata-se de um fenômeno físico, criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade, (gerado pelo efeito "giroscópico").
Veja foto:
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza, sem escapar de frente comum às motos pesadas. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la, torça suavemente o guidão no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente, como você sempre fez. Você verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você ESTERÇAR mais, portanto, você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais... ou menos.
Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
Faça um teste: quando estiver andando em reta, numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidão para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não, ela irá para a direita!
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Quem ensina o caminho das pedras é o renomado francês — radicado no Brasil — Hilaire Damiron, piloto profissional de Superbike 600 cilindradas e técnico em pilotagem. “Pilotar bem exige inicialmente muita atenção a todos os detalhes que envolvem o ato de guiar; desde ao bom preparo físico aos cuidados com a manutenção do veículo”, afirmou o instrutor.
“Todo bom piloto deve saber da importância de usar bons equipamentos de proteção e de ter o vestuário adequado ao tipo de uso e estilo da moto. Capacetes, botas, luvas, jaquetas, macacões e roupas especiais precisam ser escolhidos com critério e nem sempre o mais barato oferece a proteção mínima, assim como o mais caro não significa a garantia de qualidade. É necessário pesquisar o produto antes de comprá-lo. Às vezes uma conversa com pilotos mais experientes ajuda bastante”, destacou.
De acordo com Damiron, a vestimenta ideal para passeios em ruas e estradas é a tradicional roupa de couro. “Um belo conjunto de jaqueta, calça e botas de couro, sem esquecer do capacete, é o melhor para os pilotos de fim de semana. Não é preciso mais do que isso. Mas para aqueles que se interessam por adrenalina off-road, o cenário passa a ser outro: aqui, o fundamental é um capacete sem viseira dotado de protetor de queixo, óculos especiais de proteção, roupa de tecido leve e resistente, que facilite os movimentos e a transpiração, além de botas de cano longo, com reforço de aço nos bicos e fecho afivelado”.
Nos autódromos, o capacete esportivo com viseira é a primeira aquisição. “O macacão deve ser de couro, com reforços e protetores especiais para as costas, ombros, cotovelos e joelhos. As botas e luvas têm de ser de couro macio e com reforços especiais. Isso é importante para ajudar no desgaste físico que se sente numa corrida e para a segurança em caso de acidentes”, explicou.
Depois de bem protegido, as atenções se voltam para o equipamento. “Esse ponto vale mais para os pilotos de rua, porque aqueles que competem sempre estão acompanhados da equipe e contam com todos os aparatos de segurança. Por isso, o bom motociclista urbano é o que está sempre muito atento, equipado e com a moto em boas condições”, disse Damiron.
“Todo motociclista deve fazer uma inspeção periódica na moto, checando freios, embreagem, folgas em manetes e pedais, sistema elétrico (farol e pisca), calibragem dos pneus, ajuste dos espelhos e retrovisores, enfim, todos os itens que estão sujeitos a ‘imprevistos’ e que podem prejudicar a pilotagem e a segurança”.
A boa postura é outro fator que merece destaque. “Compreendem a boa postura: coluna ereta, braços relaxados, estando levemente dobrados para baixo, pés paralelos ao solo e sempre próximos ao freio e pedal de câmbio. São detalhes fundamentais para reações mais rápidas e importantes para o menor desgaste do condutor”, ressaltou o instrutor.
Seja nas pistas ou nas ruas, uma questão que aflige a muitos corredores são as curvas. “Nelas, o principal segredo é entrar sempre em velocidade compatível com tipo de moto e piso. A mesma curva é muito diferente de ser feita com uma motocicleta super esportiva, uma custom ou uma trail. Cada uma delas tem seu limite. Saber disso é dever do piloto”.
Fazer uma curva envolve estudos da física. “Duas forças básicas atuam na moto: a da gravidade, que comprime a moto e o piloto contra o chão, e a força centrífuga, que empurra a moto para fora da curva. Essas grandezas agem sobre a suspensão e os pneus, e é do equilíbrio entre elas e da aderência dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita”.
“Quanto maior e mais pesada for a motoca, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápida, mais se sente o efeito da força centrífuga. E quanto mais fechada for a curva, maior será a ação dessa força”, explicou Damiron.
“O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de ‘entrar’ nela. Se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva. O ideal é inclinar a moto e o corpo de acordo com a necessidade, manter a aceleração constante e aumentá-la somente depois de terminada a curva”, alertou.
Uma manobra que vale à pena conhecer, segundo Damiron, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.
O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.
“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.
“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”, garantiu
MATERIA COMPLETA http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/1978.html
Quem ensina o caminho das pedras é o renomado francês — radicado no Brasil — Hilaire Damiron, piloto profissional de Superbike 600 cilindradas e técnico em pilotagem. “Pilotar bem exige inicialmente muita atenção a todos os detalhes que envolvem o ato de guiar; desde ao bom preparo físico aos cuidados com a manutenção do veículo”, afirmou o instrutor.
“Todo bom piloto deve saber da importância de usar bons equipamentos de proteção e de ter o vestuário adequado ao tipo de uso e estilo da moto. Capacetes, botas, luvas, jaquetas, macacões e roupas especiais precisam ser escolhidos com critério e nem sempre o mais barato oferece a proteção mínima, assim como o mais caro não significa a garantia de qualidade. É necessário pesquisar o produto antes de comprá-lo. Às vezes uma conversa com pilotos mais experientes ajuda bastante”, destacou.
De acordo com Damiron, a vestimenta ideal para passeios em ruas e estradas é a tradicional roupa de couro. “Um belo conjunto de jaqueta, calça e botas de couro, sem esquecer do capacete, é o melhor para os pilotos de fim de semana. Não é preciso mais do que isso. Mas para aqueles que se interessam por adrenalina off-road, o cenário passa a ser outro: aqui, o fundamental é um capacete sem viseira dotado de protetor de queixo, óculos especiais de proteção, roupa de tecido leve e resistente, que facilite os movimentos e a transpiração, além de botas de cano longo, com reforço de aço nos bicos e fecho afivelado”.
Nos autódromos, o capacete esportivo com viseira é a primeira aquisição. “O macacão deve ser de couro, com reforços e protetores especiais para as costas, ombros, cotovelos e joelhos. As botas e luvas têm de ser de couro macio e com reforços especiais. Isso é importante para ajudar no desgaste físico que se sente numa corrida e para a segurança em caso de acidentes”, explicou.
Depois de bem protegido, as atenções se voltam para o equipamento. “Esse ponto vale mais para os pilotos de rua, porque aqueles que competem sempre estão acompanhados da equipe e contam com todos os aparatos de segurança. Por isso, o bom motociclista urbano é o que está sempre muito atento, equipado e com a moto em boas condições”, disse Damiron.
“Todo motociclista deve fazer uma inspeção periódica na moto, checando freios, embreagem, folgas em manetes e pedais, sistema elétrico (farol e pisca), calibragem dos pneus, ajuste dos espelhos e retrovisores, enfim, todos os itens que estão sujeitos a ‘imprevistos’ e que podem prejudicar a pilotagem e a segurança”.
A boa postura é outro fator que merece destaque. “Compreendem a boa postura: coluna ereta, braços relaxados, estando levemente dobrados para baixo, pés paralelos ao solo e sempre próximos ao freio e pedal de câmbio. São detalhes fundamentais para reações mais rápidas e importantes para o menor desgaste do condutor”, ressaltou o instrutor.
Seja nas pistas ou nas ruas, uma questão que aflige a muitos corredores são as curvas. “Nelas, o principal segredo é entrar sempre em velocidade compatível com tipo de moto e piso. A mesma curva é muito diferente de ser feita com uma motocicleta super esportiva, uma custom ou uma trail. Cada uma delas tem seu limite. Saber disso é dever do piloto”.
Fazer uma curva envolve estudos da física. “Duas forças básicas atuam na moto: a da gravidade, que comprime a moto e o piloto contra o chão, e a força centrífuga, que empurra a moto para fora da curva. Essas grandezas agem sobre a suspensão e os pneus, e é do equilíbrio entre elas e da aderência dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita”.
“Quanto maior e mais pesada for a motoca, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápida, mais se sente o efeito da força centrífuga. E quanto mais fechada for a curva, maior será a ação dessa força”, explicou Damiron.
“O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de ‘entrar’ nela. Se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva. O ideal é inclinar a moto e o corpo de acordo com a necessidade, manter a aceleração constante e aumentá-la somente depois de terminada a curva”, alertou.
Uma manobra que vale à pena conhecer, segundo Damiron, é a do “contra-esterço”. “Vamos usar a estrada como exemplo: ao fazer uma curva em velocidade alta, é normal se forçar o guidão para o lado de ‘fora’ do traçado. Essa manobra é chamada ‘contra-esterço’, uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas”.
O efeito giroscópico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas. Sua tendência é mantê-las em pé e rodando em linha reta enquanto existir
movimento e velocidade.
“A curvatura externa que existe nos pneus de motos também ajuda quando o piloto realiza o ‘contra-esterço’, eliminando a tendência da moto se manter em linha reta, forçando-a a se inclinar e ‘deitar’ para o lado de dentro da curva. Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o condutor facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o ‘contra-esterço’ serve para ajustar a motocicleta à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la deitar mais ou menos, conforme a necessidade”.
“Quanto mais força de ‘contra-esterço’ o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais”, garantiu
MATERIA COMPLETA http://www.moto.com.br/motodicas/conteudo/1978.html
Re: Curvas com a Drag e custons em geral!
OUTRA MATERIA
http://www.bluriders.com.br/dicasdepilotagem.htm
http://www.bluriders.com.br/dicasdepilotagem.htm
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Tópicos semelhantes
» fazendo curvas com a Drag
» Curvas com adrag
» A Biblia das Curvas
» curvas à esquerda ou direita
» Como fazer curvas parte 1
» Curvas com adrag
» A Biblia das Curvas
» curvas à esquerda ou direita
» Como fazer curvas parte 1
Página 2 de 6
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|